Jornal Correio Braziliense

Turismo

Carnaval vem aí: nas ruas, samba e frevo no pé, a folia pelo Brasil

Confira a festa em diversas cidades do país, de Salvador a Recife, passando por São Paulo, Belo Horizonte e Olinda

Salvador

[SAIBAMAIS];Daqui não saio, daqui ninguém me tira; parece ser o lema de quem vai à capital da Bahia pular o carnaval. Foliões lotam a cidade e correm atrás dos trios elétricos, onde desfilam artistas famosos, como Ivete Sangalo e Daniela Mercury. Há três circuitos: o Dodô, que sai do Farol da Barra e vai até Ondina; o Osmar, que começa no Corredor da Vitória, passa pelo centro e vai até o Hotel da Bahia; e o da Batatinha, no centro histórico, onde há desfile de fantasias e charangas (bandas de música) que tocam marchinhas tradicionais. O Afródromo é exclusivo para blocos afros e afoxés e fica concentrado no Bairro do Comércio. Participe: compre um ingresso de camarote para assistir aos desfiles ou um abadá (fantasia personalizada) de um bloco para desfilar ao som da axé music. Outra alternativa é ficar nas arquibancadas da prefeitura ou na ;pipoca;, fora das cordas dos blocos.

São Paulo

O carnaval paulistano é um dos maiores do Brasil. A folia é comandada pelo desfile de escolas de samba, como Vai-Vai, Mocidade Alegre e Rosas de Ouro, no Sambódromo do Anhembi. Os grupos especiais se apresentam nos dias 5 e 6 de fevereiro. A programação oficial será entre 5 e 10, mas o carnaval de rua começa em 29 de janeiro e vai até 14 de fevereiro. Os blocos cariocas Bangalafumenga e Sargento Pimenta (com marchinhas das canções dos Beatles) fazem sucesso. Kolombolo Diá Piratininga, Acadêmicos do Baixo Augusta e Unidos do Grande Mel enchem de música os cantos da cidade. Mais de 380 blocos desfilarão na terra da garoa. O pré-carnaval inclui a Pholia na Luz, que ocorre em 30 de janeiro entre a Estação da Luz e o Jardim da Luz.

Belo Horizonte

A cidade que divertiu mais de 1 milhão de pessoas com 289 atrações na festa de Momo de 2015 terá muitas novidades. O Camarote Belô é o destaque de 2016. O evento promete 40 horas de música com 25 artistas no palco ; O Rappa, Móveis Coloniais de Acaju e Diogo Nogueira estão entre eles. As escolas de samba desfilam na Avenida Afonso Pena, mas os blocos de rua circulam em toda a cidade, com direito a concurso e premiação. As festas pré-folia começam em 23 de janeiro. Bailes carnavalescos são diversão para quem gosta de um carnaval clássico. Shows gratuitos no centro agradam quem busca alternativas

Florianópolis

Em Floripa, a diversão começa cedo. Antes da abertura oficial, dance nos ensaios das escolas e dos blocos e nas festas de pré-carnaval. A Berbigão do Boca é uma delas e esquenta as ruas em 29 de janeiro. Quando a folia começa pra valer, os bairros são invadidos pelos blocos de rua. O desfile mais famoso é o do Bloco dos Sujos, onde os homens se vestem de mulher. As escolas de samba fazem seu espetáculo na Passarela Nego Quirido. União Ilha da Magia, Protegidos da Princesa, Unidos da Coloninha e Consulado do Samba são as mais conhecidas. A beira-mar costuma receber bandas e DJs com shows gratuitos.

Porto Seguro (BA)

Os apaixonados por axé music, praia e agito têm Porto Seguro como alternativa mais barata ao carnaval de Salvador. Este ano, a Passarela do Descobrimento receberá as bandas Parangolé, É o Tchan e o cantor Leo Santana para fazer a alegria do público durante sete dias ; a prefeitura prepara uma megaestrutura de camarotes para o evento. Mais de 40 blocos de rua vão desfilar pela cidade ao som das tradicionais marchinhas. A partir de quinta-feira (10), a festa Carnaporto agita a praia de Taperapuan. O evento ocorre na Arena Axé Moi e leva ao palco artistas como Michel Teló, Cláudia Leitte, Tomate e Jammil. Para participar, é preciso adquirir o abadá de um bloco.

Ouro Preto (MG)

Por ter um clima cultural e cheio de história, o carnaval da cidade mineira é um dos mais procurados do país. Repúblicas estudantis organizam pacotes para todo o período, com acomodação, alimentação e bebidas. Se você pretende conhecer os pontos turísticos nesse período, esqueça: as ladeiras de pedra ficam tomadas pelos blocos. Bau da Xita, Bloco da Forca, Ourô Pirô e Bloco da Diretoria são alguns. O bloco Zé Pereira dos Lacaios, fundado em 1867, é o mais antigo do Brasil e anima a cidade com seus bonecos gigantes. Tomar banho no chuveiro? Nem pensar! Em Ouro Preto, o banho é de cerveja, no meio da multidão, e dura o dia inteiro. À noite, ocorrem shows na Praça Tiradentes e as famosas festas nas repúblicas. O desfile das escolas de samba é no mesmo local.

Olinda (PE)

Para aproveitar a festa no ritmo das tradições nordestinas, Olinda é perfeita. A cidade fica tomada por bonecos gigantes com mais de 2 metros de altura, pelo frevo, maracatu, coco e afoxé, ritmos musicais que ditam a folia no centro histórico (Cidade Alta). Na segunda-feira que antecede o carnaval, acontece o cortejo de maracatus, imperdível para quem chegar na cidade com antecedência. Quando o carnaval começa, dezenas de blocos desfilam pelas ruas. Bacalhau do Batata e Homem da Meia-Noite (com o boneco mais antigo de Olinda) estão entre os mais conhecidos. Os tipos populares (personagens fantasiados) garantem humor à festa. Para sair do empurra-empurra da multidão, a dica é assistir aos shows gratuitos nos arredores do centro.

Recife


O Carnaval de Pernambuco em 2016 começa em 5 de fevereiro e vai até o dia 9 (terça-feira), mas Recife e Olinda se agitam com as prévias carnavalescas, que começam semanas antes e animam moradores e turistas. Considerado o maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada abre alas da festa momesca em Recife. O desfile pode ser visto na manhã de sábado (6) de Zé Pereira. O evento é gratuito, mas conta com diversos camarotes (em alguns deles, o preço individual de acesso fica entre R$ 100 e R$ 260). Este ano, o cantor pernambucano Chico Science será o grande homenageado pela agremiação. O bloco vai lembrar o aniversário de 50 anos de artista, nascido em 13 de março de 1966.

Comemoração milenar

O carnaval tem origem em festas consideradas pagãs na Antiguidade. Em Roma, as Saturnálias e as Lupercálias duravam vários dias, com fartura de comida, bebida e dança. A inversão de papéis sociais era comum nos eventos: durante dias, escravos viviam como senhores; e senhores, como escravos. Hoje, conservamos uma tradição parecida: vestir fantasias para ir às ruas e incorporar um personagem. Na antiga Babilônia, o costume de aproveitar ao máximo os dias anteriores à Quarta-feira de Cinzas estava presente nas Saceias. As comemorações permitiam que um prisioneiro assumisse a função de rei por algum tempo. O ;benefício; incluía vestir-se como um monarca, fazer as mesmas refeições que ele e até mesmo dormir com suas esposas. O fim da temporada no palácio terminava com a morte do prisioneiro por chicotadas, enforcamento ou tortura.

Vai viajar?

Garanta o seu pacote para o carnaval:

https://www.bancorbras.com.br/
https://www.groupon.com.br/getaways
http://www.cvc.com.br/pacotes/index.aspx
https://www.expedia.com.br/pacotes-de-viagens
https://www.submarinoviagens.com.br