Além de ter um dos mais altos índices de qualidade de vida do mundo, a capital da Dinamarca é conhecida por ser uma das cidades mais caras da Europa. O cenário é perfeito para filmes de contos de fada: reis, rainhas, princesas e castelos deslumbrantes são parte da história do local, mas não ficaram no passado. É possível chegar à cidade de avião ou de trem. Circular por lá não será problema, pois Copenhague tem um ótimo sistema de transporte público, incluindo ônibus, metrô e bondes.
Para os recém-chegados e visitantes frequentes, o buscador de viagens on-line Momondo preparou uma lista super útil. Anote os quatro melhores programas para fazer, de graça, no local:
Conheça o universo paralelo de Christiania
Os moradores de Cristiania, bairro hippie da cidade, vivem em outra dimensão. Indo pra lá, é fácil sair da Copenhague tradicional. A comunidade tenta sobreviver de maneira alternativa desde 1971, quando ocuparam uma área de construções abandonadas no centro da cidade e estabeleceram um governo próprio, batizado de Freetown Christiania. O local é descontraído, repleto de galerias de arte, salas de música e restaurantes orgânicos com preços em conta.
Divirta-se em uma noite no museu
[SAIBAMAIS]Os museus de Copenhagen oferecem entrada gratuita uma vez por semana (às quartas-feiras). O Museu Statens para Knust (a Galeria Nacional Dinamarquesa) conta com mais de 700 anos de arte e história em seu acervo. Vale a pena conferir as sextas-feiras sazonais SMK, quando o museu é transformado em um espaço de festa. O evento é gratuito e aberto a todos.
Sinta o aroma da flor dinamarquesa
Para conhecer a flor da Dinamarca e um complexo de estufas do século 19, vá ao Jardim Botânico de Copenhague. Esse é o destino ideal para relaxar em dias de verão ou refugiar-se no inverno. O local contém a maior coleção de plantas do país e fica aberto diariamente, de maio a setembro. No resto do ano, fecha às segundas-feiras. A entrada é gratuita.
Ouça os sons da cidade
Assistir a um show na Casa de Ópera de Copenhague é uma experiência inesquecível. As apresentações são realizadas na maioria das noites, enquanto o teatro Takkelloftet (conhecido como "caixa preta") traz peças experimentais para até 200 pessoas. Na programação, trabalhos de Wagner, Shakespeare e Verdi são os protagonistas. O edifício, por si só, já vale a visita: o teto é feito de 105 mil chapas de ouro, e o chão é coberto de carvalho.