Na próxima semana, entre os dias 12 e 14/8, Brasília recebe a segunda edição do Encontro Turisol, organizado pela Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário. A ideia é promover o debate entre ONGs, universidades, órgãos do governo, operadoras de turismo e comunidades tradicionais a respeito do turismo sustentável no Brasil.
Na programação, há palestras, workshops (de cooperativismo no turismo e financiamento de projetos), dinâmicas (em que qualquer participante poderá contribuir junto aos especialistas), feira de troca e negócios (em que comunidades e operadoras de turismo poderão agendar conversas).
Entre os palestrantes, está o equatoriano Carlos Maldonado, doutor em sociologia e fundador da RedTurs, associação que fomenta o turismo comunitário na América Latina.
Como extensão do encontro, haverá uma visita ao Sítio Permacultural Nós Na Teia, localizado no DF, no dia 11/8. Os visitantes terão contato com os princípios da organização social do grupo, o manejo de resíduos e a bioconstrução.
Outra visita será feita nos dias 15 e 16 à comunidade quilombola Kalunga, em Cavalcante (GO), na Chapada dos Veadeiros. Quem for, poderá acompanhar a celebração da festa mais tradicional do povoado: a de Nossa Senhora da Abadia, com "levantação" de mastro, rezas e um passeio de barco pela região.
O evento acontece no Centro de Excelência em Turismo (CET), da Universidade de Brasília (UnB) e custa R$ 290 - os passeios não estão inclusos. Para conferir a programação completa e fazer a inscrição, clique aqui.