Jornal Correio Braziliense

Turismo

Apesar da crise, brasileiros pretendem fazer mais viagens internacionais

Pesquisa revela que 79% dos entrevistados planejam ao menos uma viagem para fora do país em 2015. O índice sobe para 96% para as viagens domésticas

Alta histórica do dólar, impostos mais pesados, juros elevados, crise econômica... a realidade é dura para quem quer viajar, mas os brasileiros demonstram uma forma diferente de reagir às adversidades. Prova disso é que boa parte dos turistas pretende viajar para outros países.

Um estudo realizado com viajantes e hoteleiros em 32 países mostra que o Brasil está entre os mercados que esperam um maior crescimento no número de viagens internacionais neste ano. Foram ouvidas 46.277 pessoas. Destas, 44 mil respostas serviram como base para a pesquisa. Em 2015, 79% dos entrevistados brasileiros disseram que farão ao menos uma viagem internacional. O índice sobe para 96% para as viagens domésticas.

A pesquisa, realizada pela empresa Ipsos, revela que, enquanto a média global no número de viagens a partir de outros países pode crescer em 15%, os números mostram que as pretensões brasileiras atingem mais que o dobro, 37% , se comparados aos dados de 2014. Metade dos entrevistados brasileiros revelaram que pretendem, em 2015, investir na ;viagem dos sonhos; e 44% decidiram gastar mais com viagens. Os destinos mais cobiçados são Itália (39%), Estados Unidos (36%), Grécia (35%), França (34%) e Caribe (31%).

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Os dados foram divulgados pelo site TripAdvisor e mostram que o empresário do setor hoteleiro no Brasil está entre os cinco mais otimistas do mundo, atrás apenas dos colegas da Indonésia, Índia, México e África do Sul. Por conta disso, o setor revela que pretende investir em estratégias e ações que ressaltem a reputação on-line do seu negócio.

Esse é um dos elementos que os empresários consideram primordiais para o crescimento, A reputação on-line foi citada como ;importante; por 93% dos entrevistados e ;muito importante; por 79%. Os números explicam por que 73% do empresariado pretende investir mais recursos para gerir seus hotéis na internet.

De acordo com o estudo, foram ouvidos 10 mil hoteleiros e 75% estão ;otimistas; e ;muito otimistas; em relação aos negócios. Isso significa que três em cada quatro empresários estão confiantes nos lucros, mas é o hóspede quem vai pagar por tanto otimismo: 68% dos hoteleiros nacionais pretendem aumentar as tarifas ao longo do ano. Por outro lado, o estudo mostra que o preço ainda é o fator mais importante na escolha do local onde o turista vai passar as férias.

O levantamento aponta, ainda, que o brasilerio deverá gastar, em média, R$ 11.700 por pessoa em viagens neste ano. Apenas um quarto dos entrevistados nacionais disseram que pretendem gastar menos. Em 2013, a mesma pesquisa apontou que o brasileiro gastou R$ 15.500 por pessoa ao longo de 12 meses. No ano passado o valor caiu 28%, chegando a R$ 11.200.