Há muito a gastronomia se tornou uma forte aliada ao turismo no território brasileiro. Quem segue a rota gastronômica destacada pela Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança ganhou mais dois destinos desde o início do ano. Os restaurantes Chalet Suisse de Curitiba (PR) e Wanchako de Maceió(AL) passaram a integrar a associação e a oferecer o Prato da Boa lembrança. O brinde é cobiçado por diversos colecionadores em todo o país, desde que foi lançado, em 1994.
Atualmente há restaurantes credenciados em 24 estados e também em Lisboa, Portugal. No Distrtito Federal, quatro estabelecimentos ofereceram o prato durante o ano de 2014: Kojima, com a receita Desconstruindo o Niguiri; Villa Tevere que apresentou o Maiale a Marsala; o Dom Francisco, com o tradicional bacalhau a Dom Francisco, e o restaurante Oliver, que fez uma homenagem ao principal artilheiro brasileiro, com o prato Polenta a Neymar.
O restaurante Chalet Suisse é um dos mais tradicionais de Curitiba e funciona desde 1983. Já ganhou diversos prêmios pela clássica cozinha internacional. Os pratos mais apreciados são o Escargot à la Bourguignonne, Filet mignon Café de Paris, Camarões ao Champagne, Beefsteak Tartar e os famosos Fondues. A mais nova sugestão do chef Arthur Sared é o prato Riz Casimir, mignon suíno grelhado em fatias e servido num suave molho curry com amêndoas e banana, acompanhado de arroz e batata Rösti. Após a refeição, os clientes são presenteados com o prato da Boa Lembrança. Fica na rua Francisco Dallalibera 1428 - Santa Felicidade, Curitiba/PR . Telefone: (41) 3364-7889
Já o alagoano Wanchako ganhou destaque e tornou referência nacional em cozinha peruana, A chef Simone Bret trabalha com crustáceos capturados em seu habitat e que chegam semanalmente da Praia do peba, em Penedo (AL). O ceviche é o prato de maior sucesso e é servido, geralmente, como entrada. Fica perfeito com o acompanhamento do típico drinque peruano pisco sour. O endereço é rua São Francisco de Assis, 93, Ponta Verde, Maceió (AL). Telefone: (82) 3311-9750.
O Boa Lembrança tem cerca de 100 associados em todo o país e, além da seleção dos melhores pratos, realiza Festivais Gastronômicos e intercâmbio de chefes, além de reunir o clube da boa lembrança, dos aficcionados pela boa comida e coleção dos pratos premiados. O diretor presidente da entidade, André Generoso, ressalta que o objetivo é destacar as empresas pela excelência e qualidade nos serviços.
.