Essa capital europeia, recheada de história, revela-se encantadoramente atual com bares, galerias, lojas e designers ultramodernos. A vibração cultural expressa em museus, palácios, cafés e atrações musicais pauta o ritmo da cidade. Parques e jardins imperiais que fazem do tecido urbano, como o Volksgarten (Jardim do Povo) localizados em frente ao Palácio de Hofburg, ou o Parque Prater. Ciclovias bem-resolvidas e um sistema de transportes públicos de primeira qualidade tornam a vida dos vienenses e dos viajantes extremamente prazerosa.
Música
Se você gosta de música, essa é a cidade certa. Viena é conhecida como berço da música e de compositores como Beethoven, Haydn e Mozart (dos vários endereços que o compositor ocupou na cidade, o único que sobreviveu foi o apartamento em que viveu entre 1784 e 1787 e pode ser visitado). Não deixe de ir à Ópera de Viena (Wiener Staatsoper), que é uma atração por si só. O edifício, um dos primeiros do Ringstrasse, foi inaugurado em 1869 com a ópera Don Giovanni, de Mozart, e teve no seu comando nomes como Gustav Mahler, Richard Strauss e Herbert von Karajan. São cerca de 200 espetáculos por ano, entre óperas, concertos, balés etc.
Musikverein
Imperdível também é Musikverein, considerada uma das três mais belas casas de concerto do mundo e sede da Orquestra Filarmônica de Viena, conhecida mundialmente por sua arquitetura acústica e uma programação excelente o ano inteiro. São célebres os Concertos Mozart, uma forma clássica de apreciar o gênio em sua casa e o Concerto de Ano-Novo, no primeiro dia do ano.
Sigmund Freud Museum
A casa na qual o fundador da psicanálise morou em Viena por 47 anos ; de 1891 até se mudar para a Grã-Bretanha em 1938, após a anexação da Áustria pela Alemanha na Segunda Guerra ; foi transformada em museu e também pode ser visitada.