Diferentemente da canção de Luis Gonzaga, hoje não partem mais do Sertão do Cariri paus de araras rumo ao Sudeste, a atividade agrícola não é única e o local está menos vulnerável aos caprichos de São Pedro. Juazeiro do Norte, a maior cidade da região com quase 300 mil habitantes, funciona como a capital do Cariri, que engloba ainda as cidades de Barbalha, Crato, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, totalizando cerca de 1,5 milhão de habitantes, a maior densidade populacional do interior do Nordeste.
Juazeiro, durante muitos anos, foi conhecida por ser a terra do Padre Cícero, fundador da localidade, e pelos milhares de romeiros que, todos os anos, vão prestar homenagens e renovar os votos de fé no ;Padim;.
Festa, fé e alguns dinossauros
A cidade de Crato, fundada em 1764, também chamada de Princesa do Cariri, está localizada no sopé da Chapada do Araripe. No local, nasceu Cícero Romão Batista, o padre Cícero.
Crato é uma das cidades mais importantes e antigas do Ceará. Rica em cultura popular, como os folguedos, festas que têm como principal característica a dança e a música local ; podendo ainda ter caráter religioso -, e reisados, comemoração feita na véspera do Dia de Reis. Além disso, a localidade é sede de muitas universidades estaduais e particulares.
Homenagem ao santo
Criada no século 17, Barbalha foi o local onde os primeiros religiosos e militares tiveram contato com os índios kariris. Essa convivência gerou lendas interessantes, como a do papafigo, na qual um homem matava crianças e chupava o sangue do fígado delas; o do pai do mato, que defende a natureza das pessoas que querem destruir; e do rasga-mortalha, uma espécie de coruja que assustava a população ao levar o aviso de uma morte inevitável.
O maior festejo popular da cidade acontece neste mês e é voltado para Santo Antônio. A festa dura em média 15 dias e é uma das maiores do Brasil. O evento tem início com o Dia do Pau da Bandeira, tradição local com mais de 100 anos de existência. Nele, homens devotos vão às 5h em busca do mastro e, acompanhados por uma multidão de milhares pessoas, trazem o Pau da Bandeira nos ombros até a frente da Igreja Matriz de Santo Antônio.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.