Jornal Correio Braziliense

Turismo

Palácio em Recife conta história de movimentos políticos por meio de móveis

Estudantes universitários da cidade realizam os tours no local



As visitas guiadas são realizadas por monitores capacitados sobre a história de Pernambuco e do edifício ; todos estudantes universitários. Em alguns tours, há também a participação do coordenador, o professor Fernando Guerra. Para começar, Guerra explica ao visitante que os estilos arquitetônicos do edifício são o eclético e o neoclássico. ;O gosto predominante é o francês, mas também há uma mistura, como o greco-romano;, afirma.

Ainda no hall de entrada do palácio, há um imenso vitral, que deixa a luz natural clarear a escadaria principal. O painel de vidro colorido conta parte da Revolução Pernambucana de 1817. ;Ele apresenta importantes elementos da história de Pernambuco, como a figura feminina, que retrata a república e o leão, usado desde o século 19 como símbolo da bravura do povo. Note que o animal está com a pata em cima da coroa portuguesa;, explica o coordenador.



Ao chegar ao segundo andar, conheça a sala de recepção. ;O piso geométrico é uma referência dos palácios franceses. O mobiliário também vem de inspiração francesa. As cópias foram feitas no século 19 e reproduzem os móveis dos reis Luís XIV, XV e XVI da França;, explica o coordenador.