Turismo

Episódio da caça às bruxas é recriado em museus de Salem, perto de Boston

Salem fica a cerca de uma hora de Boston e vale o passeio. As bruxas estão por todo canto, até os carros da polícia têm no símbolo uma feiticeira pintada

postado em 28/08/2013 06:00
Todo mundo já ouviu falar sobre as feiticeiras de Salem, que já foram tema de filmes, livros e resenhas. Há quem ache que são histórias inventadas justamente para gerar conteúdo à indústria do entretenimento. Outros se perguntam se a cidade é real ou imaginária. Mas ela existe mesmo, o episódio das bruxas realmente aconteceu e, para melhorar a sua visita ao estado, o lugar virou atração turística.

No Salem Witch Museum: a história é contada por bonecos de cera
As bruxas estão por todo canto, até os carros da polícia têm no símbolo uma feiticeira pintada. Uma boa época para ir a Salem é em outubro, o mês do Halloween, quando a cidade prepara uma série de festas e eventos para comemorar a data. Outra forma de entrar no clima é visitar os vários museus sobre o tema. Há pelo menos quatro: Salem Wax Museum, Witch Dungeon Museum, Witch History Museum e Salem Witch Museum.



[SAIBAMAIS]Nesse último, pode-se fazer um tour com guia falando em francês, alemão, espanhol, japonês ou italiano, além do inglês. Por meio de cenas reconstruídas com bonecos de cera, é possível entender um pouco melhor a religião da época, conhecer o trabalho das parteiras e das curandeiras, e como se deu, por meio de um teatro, a famosa caça às bruxas.

Há três séculos, Salem, então um vilarejo, foi invadida por uma onda de intolerância e de fanatismo religioso, o que resultou na execução de quase duas dezenas de pessoas. O infeliz incidente e a caça às bruxas serviram, pelo menos, para posteriormente dar forma aos princípios de liberdade religiosa nos Estados Unidos.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação