Jornal Correio Braziliense

Turismo

Escolha da locação é fundamental para dar força aos filmes de romance

Conheça algumas regiões que serviram de inspiração para autores e diretores. Praias, praças, jardins, campos e até mesmo restaurantes podem ser palcos das histórias de amor

Quem nunca teve um local marcado na memória por uma paixão? Os cineastas sabem da importância que um lugar tem para ajudar a criar um clima romântico. Praias, praças, jardins, campos e até mesmo restaurantes podem ser palcos das histórias de amor. Alguns lugares são tão propícios para romances que aparecem em diversos filmes. A região da Toscana, por exemplo, com suas cidades históricas, belos campos e gastronomia admirada, é ideal para isso. Paris também faz parte do imaginário de autores e diretores, e é considerada destino preferido dos apaixonados. Londres e Irlanda são menos reconhecidas nessa área, mas também guardam pontos charmosos e atraentes. A exótica ilha de Bali, com cenários literalmente cinematográficos, dignos dos casais mais apaixonados das telas, também vale a visita.



No longa Sob o sol da Toscana, a personagem Frances Mayes (Diane Lane) escolhe Cortona, na província de Arezzo, como refúgio e acaba por conhecer uma nova paixão. A pequena cidade medieval encanta com o charme das construções antigas e de ruas estreitas feitas de pedra. A culinária local também é comumente mostrada. E não é à toa. Milhares de turistas visitam a região em busca de experiências gastronômicas, com massas, frios e vinhos.



Lugares exóticos

Outros locais menos conhecidos dos turistas são usados em romances e acabam se tornando destino para casais apaixonados. O longa P.S. Eu te amo conta a história de um amor que vai além da morte, no qual o personagem Gerry (Gerald Butler), antes de falecer, deixa uma série de cartas para a parceira Holly (Hillary Swvank). As locações bucólicas estão no interior da Irlanda, especificamente no condado de Wincklow.

O livro de sucesso Comer, rezar e amar virou filme em 2010. A parte final se passa na Ilha de Bali (foto), na Indonésia, onde as praias paradisíacas e os luxuosos hotéis e resorts proporcionam o clima perfeito para casais que queiram se casar, passar a lua de mel ou apenas fazer uma viagem romântica. No livro, a protagonista Liz Gilbert se hospeda no simpático Ubud Inn. No filme, a personagem interpretada por Julia Roberts é filmada no luxuoso Four Seasons Sayan.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .