Bonito, no Mato Grosso do Sul, será sede da Conferência Internacional de Ecoturismo em 2014. O anúncio foi feito hoje na feira de turismo World Travel Market, em São Paulo. A cidade de cerca de 20 mil habitantes desbancou candidatos como Quito, no Equador, e Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento, ainda sem data certa, deverá ocorrer em abril e atrair mais de 500 delegados do mundo inteiro.
"Bonito é uma grande exceção do Brasil. Desde os anos 1980, gestores desenvolveram turismo para não depredar seu capital", diz Ariane Janer, conselheira da Associação Internacional de Ecoturismo (Ties). "Os olhos da comunidade de ecoturismo do mundo se voltarão para Bonito", completa.
Desde 2005, a Ties organiza a conferência anualmente com intuito de trocar ideias e engajar as pessoas, do trade aos envolvidos com meio acadêmico. Este ano, o Quênia será palco do evento, em setembro.
"Fico feliz em saber que Bonito receberá a conferência. O Brasil está entre os dez destinos no mundo que mais recebe eventos internacionais, ocupando a sétima posição. A previsão é de um crescimento de 15% neste ano", afirma o diretor da Embratur, Marco Lomanto.
Já o presidente do Convention Bureau de Bonito, Rodrigo Coinete, lembrou que este o segundo evento internacional que ocorrerá na cidade. "Esperamos também usar o ecoturismo para melhorar a vida dos moradores da cidade", afirma.
Voo direto
As autoridades presentes aproveitaram a ocasião para lembrar da estreia do voo direto entre Campinas e Bonito da companhia aérea Azul, todos os domingos. O voo já está disponível para vendas no site da empresa.