Chegando à capital, Bruxelas, você verá que tudo pulsa ao redor de sua principal atração, a histórica Grand Place. Construída no século 11 e reconstruída em outras ocasiões, cercada por um belo conjunto arquitetônico que abriga a prefeitura e os museus, não é exagero passar horas apreciando as fachadas de seus prédios, alguns ornamentados com detalhes em tons de dourado e flores nas janelas e nas sacadas. Ao redor da praça, há bares e restaurantes com mesas ao ar livre, mas a maioria dos turistas prefere apreciar a beleza do cenário de 360; sentadas nos paralelepípedos que cobrem o chão da praça.
Quando estiver pronto para deixar a praça e seguir para outras atrações, perambulando pelas ruas ao redor da Grand Place, uma leva de turistas, indo na mesma direção, o levará até o Mannekin Pis, estátua de um menino fazendo xixi e um dos principais símbolos da cidade. Não espere muito dessa atração, que pode até ser bem decepcionante. Medindo apenas 30cm, é comum ouvir dos turistas frases do tipo ;vim até aqui para isso?;.
Mas com um pouco de bom humor, é possível achar graça do menino e, principalmente, das diferentes versões sobre seu surgimento. As mais conhecidas dizem respeito a um menino que tentava apagar um incêndio com sua urina. Outras são de uma criança, filha de um nobre, perdida e encontrada pelo pai na conhecida posição.
Independentemente das versões, todas as lojas de suvenires de Bruxelas vendem réplicas do menino pelado. Outros dois modelos, um do que seria sua irmã e outro do seu cachorro, estão expostos pelas feiras e lojas da cidade.
Quarteirão real
Continuando a caminhada, só que dessa vez morro acima, vale a pena conhecer a Place Du Grand Sablon, uma agradável praça que praticamente divide Bruxelas em cidade alta e baixa e que termina em frente à catedral Notre-Dame Du Sablon. Depois de visitar a igreja, atravesse a rua e descanse no pitoresco Jardim Egmont, com suas várias estátuas. Na parte alta, no entanto, o destaque vai para o quarteirão real, do qual se tem uma bonita vista da cidade baixa, e onde estão localizados o Palácio Real e o parque de Bruxelas.
Mais além, o moderno edifício do Parlamento Europeu lembra a todos que Bruxelas é ao mesmo tempo capital belga e sede da União Europeia. Moderno também, outro símbolo da cidade, situado nos subúrbios, no Bruparck, o Atomium, monumento que representa um átomo de ferro ampliado milhões de vezes, oferece uma plataforma panorâmica.
Tantas atrações são suficientes para garantir pelo menos um dia inteiro em Bruxelas. Dois seria o ideal. Até porque, além dos edifícios e dos monumentos, talvez o melhor de Bruxelas seja caminhar despretensiosamente pelas ruas.
Onde ficar
Que tal se hospedar em um hotel sem recepção, em que check-in, check-out e outros serviços são feitos pelo próprio hóspede em guichês de autoatendimento? É esse o conceito do Max Hotel (www.maxhotel.be), localizado convenientemente próximo à Grand Place e a estações de trem (a do norte) e de metrô. Por abrir mão do atendimento por recepcionistas, o Max Hotel consegue reunir comodidade e bom preço em um único lugar.