O site de turismo TripAdvisor, divulgou, nesta semana, estudo conduzido pelo instituto de pesquisa StrategyOne que revela tendências de viagens e hospitalidade na indústria hoteleira. Ao todo, participaram mais de 35 mil viajantes e acomodações ao redor do mundo. No Brasil, 277 hoteleiros e 983 consumidores fizeram parte do levantamento levantamento.
[SAIBAMAIS]O estudo revelou, por exemplo, que 56% dos brasileiros pretendem gastar mais com viagens ao longo do ano. Além disso, 82% das acomodações brasileiras estão otimistas em relação à projeção de seus negócios para 2013, porcentagem superior a média global (68%). Junto com o Brasil, Índia (88%) e México (com 87%) lideram o ranking. Nesse sentido, os negócios brasileiros pretendem aumentar o valor de suas diárias (53%) e criar novos empregos (29%).
Ainda sobre os hoteleiros, 86% deles consideram os comentários online sobre suas empresas muito importantes para conseguir aumentar o número de reservas. Em relação aos dispositivos móveis, 57% consideram muito relevante permitir reservas por este meio, mas 42% não consideram ações de mobile marketing como prioridade para 2013 e apenas 23% oferece um engajamento real com seus clientes pelo aparelho.
On-line
Com mais viajantes recorrendo à internet para pesquisar e planejar suas viagens, as reservas online também ganham destaque. Mundialmente, a maioria de viajantes está fazendo reservas em agências de viagens online (27%) ou direto no próprio site dos hotéis (23%).
Hoteleiros revelaram que seus sites são o canal que mais geram reservas (35%), seguido pelas agências de viagens online (18%). O resultado para agências de viagens físicas é menos animador, sendo responsável por 9% das reservas por meio de agentes de viagens.
Olhando estritamente para os resultados das acomodações brasileiras, 34% dos sites dos hotéis geram a maior parte de reservas, seguidas por reservas feitas por e-mail (20%) e agências de viagens online (15%).
De acordo com o TripBarometer, 72% dos viajantes globais acreditam que os hotéis devem oferecer a possibilidade de se efetuar reservas por smartphones. Quando indagados, três quartos das acomodações globais (74%) também acreditam ser importante permitir que clientes reservem quartos pelo dispositivo móvel.
Insatisfações
Mas, apesar do desejo do consumidor e da visão dos hoteleiros sobre o assunto, apenas um quarto (25%) afirma que se engajam com clientes por essas plataformas e, desse número, apenas 64% oferece a opção de reservas via mobile.
Quase 71% dos viajantes brasileiros esperam esse engajamento por meio de um dispositivo móvel e 45% dizem que seria muito bom poder fazer reservas pelo dispositivo. Em comparação, 57% das acomodações nacionais consideram muito importante permitir que clientes façam reservas pelos dispositivos, mas apenas 23% realmente oferecerem programas de interação com os viajantes através de celular.