A dois mil metros de altura e sobre camadas de gelo encobrindo montanhas, é possível observar toda a cidade de San Carlo de Bariloche. A paisagem é admirada diariamente por turistas e amantes de esportes radicais. E lá, no topo da estação de esqui Cerro Catedral, é possível olhar uma região que ainda se reconstrói dos danos causados com a erupção do vulcão Puyehue, ocorrido em junho de 2011.
A primeira contemplação da cidade de Bariloche é feita já na saída do aeroporto. Os lagos e as camadas brancas de gelo que encobrem as montanhas, entre elas a Cordilheira dos Andes, tornam o cenário encantador. Não importa a estação do ano que você escolha ir para Bariloche. Se quiser neve, terá. A cidade se mantém principalmente pelo turismo, por isso, desde a erupção do Puyehue, os moradores se dedicam ainda mais para atrair turistas de todo o mundo. E o que não faltam são boas opções para alimentação e hospedagem.
A principal estação de Bariloche, Cerro Catedral, é aberta para visitação o ano inteiro. O ingresso custa cerca de 365 pesos. Se não há neve natural, máquinas trabalham para produzir um tipo artificial e deixar as montanhas encobertas com camadas brancas. São 53 pistas entre as dos esquiadores iniciantes e as dos profissionais. Há a possibilidade de fazer caminhadas na neve com raquetes ; equipamento encaixado no sapato. Para isso, é importante alugar roupas e botas impermeáveis. Como o esqui é um esporte de risco, é aconselhável também fazer seguro viagem antes de embarcar e levar roupas térmicas.