Jornal Correio Braziliense

Turismo

Aruba é a dica para quem vai ao Caribe e quer tempo bom, longe de furacões

Por estar fora da rota de desastres naturais, a região tem uma longa temporada de sol, sal e malemolência. Hotéis com todos os serviços inclusos são as pedidas para quem quer aproveitar ao máximo as atrações oferecidas



Se do avião você não teve curiosidade de dar uma espiada naqueles tons de verde e azul-turqueza que o esperavam lá embaixo, é a música que o recepciona no aeroporto que faz cair a ficha: estou no Caribe. No desembarque já é possível sentir o bafo quente de Oranjestad, capital da Ilha de Aruba, situada ao norte da Venezuela. O destino, com 110 mil habitantes, tem, graças a Deus, a obviedade dos cenários paradisíacos caribenhos, somados ao entretenimento e ao luxo. Mas o grande diferencial de Aruba é estar fora da rota dos furacões, ao lado de Curaçao, Barbados e Los Roques. O calor e o sol estão garantidos o ano todo (média de 28;C), mas a alta temporada vai até abril.

Ao todo, 28 hotéis e resorts oferecem 10 mil leitos. Apesar de escassas, há opções de hospedagens mais baratas: apartamentos, com cozinha, a partir de US$ 60 a diária. A maioria esmagadora dos turistas (75%) parte dos Estados Unidos. Com a facilidade de estarem a apenas uma hora de voo de Aruba, os venezuelanos são o segundo mercado de turismo do destino que, no ano passado, recebeu cerca de 1,7 milhão de visitantes ; 500 mil deles só de passageiros de cruzeiros.