Jornal Correio Braziliense

Turismo

Subida do dólar explica menor número de cruzeiros na costa brasileira



A temporada de cruzeiros marítimos 2012/2013, que começa hoje e vai até abril de 2013, terá a presença de 15 navios no litoral do país, dois a menos que na temporada 2011/2012. A expectativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) é de que 762 mil passageiros aproveitem 280 roteiros de viagens. A oferta será 15% menor se comparada aos 894 mil leitos disponíveis na temporada 2011/2012, por causa do período mais curto: cinco meses, contra sete na última estação.

[SAIBAMAIS];Para 2012/2013, aumentamos a duração dos roteiros. Antes, as temporadas eram repletas de minicruzeiros, com duração de três a cinco noites, mas percebemos que o turista brasileiro prefere passar mais tempo a bordo. Por isso, esticamos as saídas e, agora, teremos menos viagens, porém mais longas, com média de sete noites;, afirma Ricardo Amaral, presidente da Abremar.

Para ele, a infraestrutura dos portos brasileiros tem melhorado ano a ano, porém ainda não atende a demanda do consumidor em termos de qualidade de serviços. ;A avaliação dos hóspedes mostra o quanto é superior o serviço oferecido pelas companhias marítimas a bordo e o quanto esse serviço difere no momento do embarque e desembarque.;

Para Antônio Felizardo da Matta, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem, seção Minas Gerais (Abav-MG), alguns fatores contribuíram para a diminuição da oferta, entre eles, o aumento do dólar, moeda que dita os preços das viagens e o consumo dentro dos navios. ;Mesmo que o aumento da moeda norte-americana não seja tão grande, ela sempre causa impacto;, disse.