São Paulo - Terra dos caubóis, dos chapelões e da música country, o Texas também sabe ser roqueiro, gourmet e ligado ao que há de mais moderno em artes visuais e tecnologia. É o que mostram os expositores do estado norte-americano, estreante em um dos principais eventos do turismo brasileiro: o 37; Encontro Comercial da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), realizado entre ontem (22/3) e hoje (23/3) na capital paulista.
A divulgação desses destinos no mercado brasileiro começa com Houston e Dallas, as duas cidades para onde é possível voar diretamente do Brasil. Ambas contam, por exemplo, com distritos de arte - nos quais há museus separados por poucos metros de distância -, vida noturna agitada e inúmeros centros comerciais. "Dallas tem a maior concentração de shoppings dos Estados Unidos e 9 mil restaurantes", exemplifica Flávia Perin, que representou o estado durante o encontro de mídia realizado no evento.
Em breve, outros destinos devem integrar os pacotes vendidos pelas empresas brasileiras do setor, a começar pela capital, Austin. A cidade sediou, entre 9 e 18 de março deste ano, o South by Southwest (SXSW), um dos principais festivais de música alternativa e tecnologia do mundo. E vai inaugurar, em novembro, o Circuito das Américas, que vai receber uma das etapas da Fórmula 1. "Há também rotas como a do churrasco, que no Texas é bem diferente do preparado no Brasil", continua Flávia.
Delegação recorde
A Flórida, por sua vez, apresentou os atrativos do condado de Palm Beach, não tão conhecido entre os turistas brasileiros - que lotam Miami e Orlando, no mesmo estado, em busca de compras, baladas e parques temáticos. Hotéis de todas as categorias, praias, shoppings, campos de golfe, clubes de tênis e polo, museus e bons restaurantes estão entre os principais programas turísticos. Para saber mais e montar um roteiro glamoroso, vale a pena baixar gratuitamente os guias disponíveis no do destino (em inglês).
[SAIBAMAIS]Lugares já consolidados na preferência dos visitantes brasileiros, como Orlando e Nova York, também mandaram seus representantes para o evento. Os nova-iorquinos trouxeram a maior missão comercial internacional de sua história, com a presença de 30 empresas.
;Os brasileiros deixaram US$ 1,6 bilhões exclusivamente em Nova York em 2011. Para 2012, esperamos que essa cifra atinja US$ 2 bilhões, com a ida de 800 mil brasileiros para lá;, contou Fred Dixon, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Turismo e Convenções da NYC & Company, organização parceira oficial de marketing da cidade. Também vale ressaltar que o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, estabeleceu a meta de atrair 55 milhões de visitantes em 2012.
Visa Waiver
A Braztoa, que reúne 94 associados em todo o país, continua em campanha (veja em ) pela flexibilização da exigência de vistos entre os Estados Unidos e o Brasil. O presidente da associação, Marco Ferraz, comemorou os esforços feitos pelo governo de Barack Obama para diminuir o tempo de espera por um visto para os EUA. "Para entrarmos na lista do Visa Waiver (lista de países que não exigem visto para viagens de até 90 dias), a quantidade de vistos negados tem de ser menos de 3%. Já estamos abaixo dos 3,5%. Acredito que conseguiremos nosso objetivo até a Copa de 2014", avalia.
A jornalista viajou a convite da Braztoa