Jornal Correio Braziliense

Turismo

Estação de Jackson Hole (EUA) tem dois dos melhores picos de esqui do mundo

Você já tinha ouvido falar no estado de Wyoming, na terra do Tio Sam? No embarque, os mais engraçadinhos (sobretudo os mineiros) brincam com a sonoridade do nome e logo apelidam o lugar de ;Uaiomi;. Os passageiros riem, e os norte-americanos não ligam. Afinal, trata-se de mais um destino que ganha popularidade entre os ávidos turistas brasileiros. O destaque é a estação de esqui Jackson Hole, aos pés de duas das melhores montanhas para o esporte no mundo: a Rendezvous e a Apr;s Vous.

O local é procurado não só por atletas profissionais, mas também por iniciantes apaixonados pela sensação do vento gelado na cara e pela adrenalina da velocidade morro abaixo. Além do esqui e do snowboard, há uma série de outras atividades de inverno (a temporada vai até abril): snowmobile, passeios em trenós puxados por cães, heli-ski, esqui cross-country, patinação no gelo e tours nos parques nacionais (Yellowstone e Grand Teton).

No verão, as atividades incluem voo em balão de ar quente, fly fishing, golfe, caminhadas, cavalgadas, mountain biking, alpinismo, parapente, tênis e passeio de bote. Apesar de todos os atrativos do inverno, a real alta temporada é no verão, quando Jackson Hole recebe 3 milhões de visitantes. No frio, são ;apenas; 400 mil. Após sair do Brasil e fazer escalas em Miami e Dallas/Fort Worth, é necessário desembarcar em Jackson e seguir para Teton Vilage, onde fica a estação.