Jornal Correio Braziliense

Turismo

Carnaval de Olinda celebra os 100 anos do tradicional bloco Vassourinhas

Considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, recortada por ladeiras e com uma incrível vista para o mar, Olinda tem um dos carnavais mais belos do mundo. A tradição da folia olindense teve início com os desfiles de agremiações como o Clube Carnavalesco Misto Lenhadores, fundado em 1907, e o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas, de 1912.

Além de perpetuarem a riqueza cultural das brincadeiras de rua, ambos continuam desfilando pelo Centro Histórico e, todos os anos, unem-se aos clubes de frevo, troças, blocos, maracatus, caboclinhos e afoxés.

Em 2012, um dos homenageados da festa é o ex-prefeito de Olinda Germano Coelho, que nasceu em dia de carnaval. Durante a gestão dele, há 30 anos, Olinda conquistou o título de Patrimônio Histórico. É um momento especial também para os blocos mais tradicionais, como o Vassourinhas, que completa 100 anos.

Haverá 15 polos de agremiações na Cidade Alta, decorada pelo artista plástico Romildo Alves. O Palácio dos Governadores, onde fica a sede da prefeitura, vai ganhar seis bonecos duendes gigantes, com 3m cada. Eles portarão estandartes dos blocos aniversariantes. As avenidas Liberdade e Sigismundo Gonçalves receberão adornos e fitas coloridas.

Até 16 de fevereiro, toda a cenografia ficará pronta. Está marcada para essa data a abertura oficial do carnaval de Olinda, com apresentação do cantor e compositor Alceu Valença. Em seguida, sobem ao palco a Orquestra Rockfônica ; que interpreta canções de rock com ritmo de frevo ; e a banda olindense Eddie.

Os donos da festa
Ícones do carnaval, os bonecos gigantes fazem seu cortejo na terça-feira de carnaval (21/2). Mais de 150 personagens vão desfilar pelo Centro Histórico. Acompanhados dos passistas, eles saem a partir das 10h do Largo de Guadalupe, passando pelas ruas da Cidade Alta, até a sede da prefeitura.

A origem dos bonecos remonta a 1919, quando o carnavalesco Gumercindo Pires de Carvalho criou o Zé Pereira, que desfilava pelas ruas de Belém do São Francisco, no interior pernambucano.

Em 1931, surgiu um dos mais famosos personagens da folia local, o Homem da Meia-Noite, criado por um grupo de foliões insatisfeitos com a troça oficial do Cariri de Olinda. Vieram depois a Mulher da Tarde e o Menino do Dia. Eles desfilam na companhia de outros bonecos que fazem alusões a celebridades locais e nacionais, como jogadores de futebol e até políticos.

Na internet
Para mais informações sobre a programação completa do carnaval de Olinda, acesse: www.olinda.pe.gov.br.