), sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo.
Quanto às bagagens, o recomendado é que tenham nome e contatos tanto no lado externo quanto no interior. Outra dica é conferir, antes da viagem, se o nome do passageiro, ao ser emitido nas etiquetas de bagagem da companhia de turismo, está correto. ;É bom ter todo tipo de precaução, porque até provar que o erro é material, dá muito pano para manga;, comenta Morais.
A coordenadora do curso de turismo da Upis, Magali Regina Michels, enfatiza que quem vende pacotes lida, na verdade, com sonhos e expectativas das outras pessoas. ;O passageiro compra um produto turístico que vai aproveitar em outro momento; às vezes, até depois de muitos meses. E isso vale para cruzeiros também. A todo instante, pessoas estão sendo lesadas por falsas empresas, que vendem bilhetes e pacotes inexistentes;, explica.
Para saber mais
Nordeste se destaca
O estudo realizado pela FGV e Abremar mostra que o destino mais procurado no Brasil é o Nordeste (29,2%). Entre os internacionais, Caribe e Buenos Aires foram citados por 17% e 13,4%, respectivamente, dos entrevistados. Das pessoas que responderam à pesquisa, 88,9% aproveitaram para conhecer pelo menos uma das cidades da escala e 89,1% voltariam a esse destino.
No Brasil, a maioria dos turistas que optam por esse meio de transporte têm entre 25 e 34 anos (26,3%). Predominam os visitantes com renda entre R$ 2,5 e R$ 5 mil (33,7%) e também são mais frequentes aqueles que vêm de São Paulo (61.1%). (CPC)
Fique atento
; Verifique a idoneidade da empresa acessando o portal Cadastur, do Ministério do Turismo (www.cadastur.turismo.gov.br);
; Certifique-se de que a agência de viagem seja filiada à Abav;
; Consulte o Procon-DF para ver se já há registros ou queixas sobre a agência ou operadora;
; Siga as cartilhas disponibilizadas pela companhia nas cabines do navio e fique atento à demonstração de segurança, no começo da viagem.