Clara Favilla
Para chegar aos famosos fiordes da região central da Noruega, recomenda-se pegar um avião em Oslo até Alesund ou Bergen (a segunda maior cidade do país, com 270 mil habitantes). Além dos fiordes, impressionam o viajante a beleza das montanhas ; muitas delas com picos cobertos de neves eternas ; e os extensos glaciares.
Conhecer essas paisagens é o primeiro passo para descobrir o estilo de vida norueguês, herdado dos ancestrais: buscar a vida a céu aberto, independentemente de como esteja o tempo; comer o peixe e os frutos do mar praticamente do jeito como são pescados; movimentar-se o tempo todo, não importando o peso da idade; amar longas conversas regadas a cerveja ou aquavit.
Quando o visitante navega pelas vias principais dos fiordes ou por seus braços mais estreitos, fica diante de montanhas de até 2 mil metros de altura e em meio a águas de um azul intenso, com profundidades que podem superar os mil metros. Impossível não se lembrar das paisagens descritas em livros como O senhor dos anéis e em histórias infantis sobre sereias, arco-íris e florestas encantadas.
Onde mais habitariam os seres mitológicos de beleza perfeita (como elfos e ninfas), os grotescos trolls e os pequenos gnomos? Presentes na mitologia nórdica, muitos desses personagens são amantes das profundezas ou surgem mimetizados em pedras, raízes e troncos de árvores. Você certamente ouvirá muitas dessas histórias durante a jornada pelo interior do país.
Dicas
Alesund Museum
www.aalesunds.museum.no
Conta com exposições sobre a vida antes do incêndio de 1904, os métodos de pesca locais e a ocupação nazista (de 1940 a 1945).
Jugendstilsenteret
www.jugendstilsenteret.no
O Art Nouveau Centre foi inaugurado pela rainha Sonja em 2003. Fica no coração de Alesund. Apresenta exposições permanentes e temporárias, distribuídas por três andares. Reservas para uma visita guiada, incluindo o museu de arte KUBE, podem ser feitas (em inglês) pelo e-mail ingvil.grimstad@jugendstilsenteret.no
Atlanterhavsparken
www.atlanterhavsparken.no
Inaugurado em 1998, o parque marinho fica exatamente onde o canal Breisundet se encontra com o Oceano Atlântico, a poucos minutos do centro da cidade. O parque conta com trilhas para caminhadas, áreas de pesca e uma praia própria para natação e mergulho. De lá se tem vistas impressionantes das ilhas vizinhas e do oceano. Faz parte do parque o maior aquário do norte da Europa, que funciona durante todo o ano, menos no Natal, no ano-novo e em 17 de maio (data nacional da Noruega). Diariamente, às 13h, há uma atração especial: o momento da alimentação dos peixes. Feita por mergulhadores, ela pode ser vista através dos grossos vidros do aquário.