Jornal Correio Braziliense

Turismo

Dois dias na Sicília: vilarejo de Savoca, vulcão Etna e povoado de Érice

De todos os destinos percorridos pelo Azamara Journey na Europa, a Sicília, maior ilha do Mar Mediterrâneo, é um dos mais interessantes. O navio fica ancorado por dois dias, mas a sensação é a de que dá para passar uma semana inteira por aquelas terras, devido à enorme quantidade de atividades para fazer e lugares a serem visitados.

Para começar, os turistas cinéfilos vão ter a oportunidade de fazer uma viagem nostálgica e visitar o vilarejo de Savoca, onde foram gravadas cenas da famosa trilogia O poderoso chefão. Lá estão o Bar Vitelli, onde Michael Corleone comemora, com a família, o casamento com Apollonia, realizado na Igreja de São Nicolau. Os lugares ainda mantêm um aspecto bem similar ao da época do filme. O passeio, organizado por uma excursão do cruzeiro, sai por US$ 63 (preço sujeito a alterações).

Por estar numa região de placas tectônicas, a Sicília possui vários vulcões, como o Vulcano, o Stromboli e o Etna. Esse último, o mais famoso, permanece ativo e entrou em erupção em maio deste ano. O Etna está localizado em um monte homônimo, cujo pico atinge 3.323 metros acima do nível do mar. É considerado o vulcão mais alto da Europa. Além da cratera principal, possui outras crateras menores e inativas.
[SAIBAMAIS]
São gastos pelo menos 30 minutos para ir até o monte de carro. À medida que vamos subindo, o tempo começa a esfriar e uma areia escurecida vai aparecendo às margens da pista, protegida por muretas de pedra onde sobram declarações a giz de casais apaixonados. Numa certa altura, o turista tem a opção de pegar um funicular que leva até 2,5 mil metros (por 28 euros) ou pagar 50 euros para chegar perto do topo, de onde se tem uma visão da cratera principal do vulcão. Se tiver pouco tempo, prefira a primeira opção. Dica: lá em cima, faz um frio de bater o queixo. Vá bem agasalhado!