O sol mal começava a despontar das águas do Mar Mediterrâneo quando o capitão desligou os motores do Azamara Journey. Era o sinal de que o navio havia chegado ao primeiro destino da viagem. No topo do navio, várias pessoas admiravam uma costa repleta de falésias. Instalada no topo e nos arredores de um terreno irregular, estava a cidade de Bonifácio, na Córsega. Desde 1768, a ilha, com 250 mil habitantes, pertence à França.
O acesso é feito por meio de um porto bastante movimentado. Barcos de pequeno porte podem ser vistos por todos os lados. Ainda na parte baixa da cidade, existe uma via com lojas e restaurantes enfileirados, formando um grande corredor destinado aos turistas.
Um dos restaurantes tem o curioso nome de Kissing Pigs (algo como ;porcos beijoqueiros;). A justificativa provável: porcos e javalis fazem parte do cardápio de pratos típicos da Córsega, que também recebe influências da cozinha italiana.
Por três euros, você pode comprar uma passagem para um trenzinho que faz um breve city tour e o leva para a parte mais alta de Bonifácio. No caminho, percebe-se um pouco mais da arquitetura da cidade. Boa parte das casas tem aspecto envelhecido e tons claros. As ruas são absurdamente estreitas e se ramificam em ladeiras íngremes, tornando-se um desafio até para os melhores motoristas. Lá do alto, encontra-se uma bela visão panorâmica do porto de Bonifácio.
Também nessa região mais antiga fica a famosa Rue des Deux Empereurs, que ganhou esse nome em homenagem aos imperadores Charles V e Napoleão Bonaparte. Ambos ficaram hospedados em casas dessa rua, quando passaram por Bonifácio. Aliás, Napoleão nasceu na cidade de Ajaccio, também localizada na Córsega.
Outro local muito visitado leva o nome de Steps of Aragon. É uma longa escadaria com 187 degraus e 65 metros de altura. Ela vai dar numa espécie de fenda no meio de um penhasco, por onde os moradores passavam antigamente para buscar água. A travessia é cansativa e exige disposição, mas vale a pena.
Grutas
O relevo e a vegetação são grandes atrativos de Bonifácio. No porto situado na entrada da cidade, vários quiosques vendem bilhetes na faixa de 10 euros para dar uma voltinha de barco. O passeio é bom para observar de perto os penhascos da costa litorânea.
Com cerca de uma hora de duração, o trajeto percorre cenários lindos, passando por pequenas ilhas e formações rochosas na beira de praias inabitadas. O navio entra em algumas grutas. Não fique surpreso ao se deparar com muralhas de pedra protegendo uma água de cor azul-turquesa, iluminada naturalmente por pequenas aberturas.