O SeaWorld Parks & Entertainment opera em Orlando ; a pouco mais de uma hora de Tampa, onde fica o Busch Gardens ; três enormes parques temáticos: o SeaWorld, o Discovery Cove e o Aquatica. Pode-se dizer que, se os muros de todos eles fossem derrubados e as ruas que os separam se interligassem, o complexo todo seria de uma grandeza dificilmente superável.
O SeaWorld, inaugurado em 1973, fica na interseção da rodovia I-4 com a FL 528 (via expressa chamada Bee Line). No local, o visitante tem contato com a vida marinha por meio de várias atrações, que em geral procuram mostrar o quanto é importante a preservação dos oceanos. Logo que se entra no parque, já dá para sentir uma sensação de relaxamento. Tudo é muito calmo, em contraste com outros parques da Flórida.
Nos espetáculos do parque, os atores principais são golfinhos, orcas, leões-marinhos e focas. São cerca de 200 acres (809,3 mil metros quadrados, aproximadamente) de espaço para shows, encontros com animais e até passeios por (não poderia faltar) montanhas-russas, como a Kraken e a Journey to Atlantis. Mas elas não são o maior atrativo para os visitantes.
Resgate
O SeaWorld é o maior e mais popular parque de vida marinha do mundo e tem como projeto básico promover programas educacionais nas áreas de pesquisa e conservação da vida aquática. Lá também funciona um dos maiores programas mundiais de resgate de animais ameaçados de extinção e é onde centenas de espécies em perigo recebem cuidados.
Além dos programas de preservação, várias atrações divertidas ou curiosas estão disponíveis o tempo todo. Lá você poderá ver, por exemplo, um urso polar (igualzinho àqueles dos comerciais da Coca-Cola) nadando debaixo d;água, apreciar dezenas de tubarões em grandes túneis de vidro e até almoçar ou jantar no Sharks Underwater Grill, um restaurante em que o cliente parece estar nas profundezas do mar, comendo ao lado de tubarões e dezenas de outras espécies de peixes. Claro que os ;amigos; marítimos estão separados por espessas paredes de acrílico.
Os pratos e tira-gostos são dos melhores. E, se você der sorte no horário, eles poderão ser servidos pelo garçom cearense Fred Bomfim, que geralmente repassa boas dicas, além de ter um bom papo.
Baleias
Estando no SeaWorld, você não pode nunca perder o espetáculo das baleias orcas shamu (nome dado aos animais já em idade de se apresentar e treinados para tal). O show, que estreou nos mesmos dias da inauguração da Cheetah Hunt, no Busch Gardens, recebeu o nome de One ocean e, mais uma vez, mostra-se capaz de emocionar e divertir os cerca de 5 mil espectadores que assistem a cada uma das seis edições diárias da apresentação. Ela dura cerca de meia hora e ocorre no Shamu Stadium.
Assistir ao One ocean é uma experiência das mais singelas e divertidas. O show aproxima os visitantes dos incríveis mamíferos marítimos, num belo espetáculo de cores e de sons. ;No ponto alto da apresentação, destaca-se a mensagem de que animais e homens fazem parte de um só mundo. O show demonstra a missão do SeaWorld e apresenta o que se espera do parque, que é um tipo de entretenimento que educa, nos conecta e que cuida do mundo em que vivemos;, afirma Kelly Flaberty Clark, responsável pela equipe de treinamento das baleias e pelo show, ressaltando que o parque conta com sete animais, incluindo um filhote de oito meses.
Com muitos jatos de água sincronizados que chegam à altura de 15 metros, trilhas sonoras amplificadas por centenas de alto-falantes e a participação de todas as orcas, que fazem acrobacias das mais variadas e divertidas, você vai, sem dúvida, ter imagens e sensações de sobra para guardar na memória. E, se ficar nas primeiras filas do estádio, certamente vai se lembrar ainda dos muitos banhos que levará durante o espetáculo, pois as baleias adoram, com suas enormes caudas, jogar água nos presentes.