Jornal Correio Braziliense

Turismo

Rafting no rio Corumbá é boa oportunidade para interagir com a natureza

Em um terreno acidentado, de vegetação rasteira típica de Cerrado, uma paisagem fantástica foi construída. Belas cachoeiras e milhares de quedas d;água são facilmente vistas e admiradas por turistas ao longo do rio Corumbá. Mas para quem quer colocar um pouco de emoção nesse cenário basta incluir à contemplação do verde um passeio de rafting. Reúna seus amigos para essa aventura a bordo de um bote, onde você vai contar com a própria força do corpo ao interagir com a força da natureza.

Saindo próximo à região da cachoeira do Salto Corumbá, em Goiás, a 130 km de Brasília, o turista irá percorrer um trecho de 13 km, feito em aproximadamente 3h30, com paradas para banhos e descanso. O grupo passará por cinco corredeiras principais, uma de nível 3, com quase dois metros de altura, e quatro de nível 2 (mais baixas). Há também pontos de remanso, com corredeiras nível 1, onde a correnteza é mais fraca: hora de curtir a paisagem e descansar os braços.

Os passeios são realizados apenas no período das chuvas, entre os meses de novembro e abril, pois com o rio mais cheio não há o risco de se formar cabeças d;água (quando a água do rio sobe rapidamente). Com as nascentes próximas, a vazão de água é maior, o que oferece uma descida mais rápida.

A atividade pode ser realizada em grupos fechados ou sozinho. A idade mínima exigida é de 15 anos, com autorização por escrito dos pais ou responsáveis. Não é recomendado para quem tem problemas cardíacos.

Trabalho em equipe
O bote usado possui sete compartimentos de ar, sendo quatro laterais, um no piso e dois no centro, para a sustentação. Há também uma proteção no fundo contra choques nas pedras, o que garante a segurança da atividade. O mais importante é o trabalho em equipe e a superação de medos: deve-se remar em igual intensidade e seguir os comandos do instrutor.

Embarcam em cada bote seis pessoas, além do instrutor. Todos têm que usar tênis, capacete, colete e remo ; o companheiro inseparável. Uma equipe de guias de segurança especializados segue junto aos botes em caiaques, dando suporte para os praticantes. A estrutura é própria até para quem não sabe nadar e não exige experiência, garantindo um passeio saudável, radical e muito divertido.

Confira roteiro e preços:
Itakamã Ecoturismo & Aventura
Telefones: (61) 3202-1027 / 9942-5098