Jornal Correio Braziliense

Turismo

Niagara-on-the-Lake, no Canadá, combina beleza e programas gastronômicos

As cataratas - divididas entre os EUA e o Canadá - podem até ser menos exuberantes que as do Iguaçu, mas impõem respeito quando se fala na infraestrutura para os visitantes

A romântica Niagara-on-the-Lake, no Canadá, na região das cataratas que levam o mesmo nome, tem um atrativo além das quedas d;água. Lá, o dia pode começar com uma ida ao mercado para comprar produtos orgânicos e terminar com refeições preparadas em cursos culinários.

Um dos programas mais requisitados pelos visitantes na região é participar de cursos de culinária da tradicional Wine Country Cooking School, escola que ensina a fazer delícias típicas e da cozinha internacional (com toques regionais), localizada na vinícola Strewn. Aprender sobre as tradições dos pratos, harmonizados com os melhores vinhos locais, é atividade prazerosa, produtiva e divertida.

Antes do início das aulas, é interessante acompanhar a professora Jane Langdon ao Niagara-on-the-Lake Farmers Market para comprar os ingredientes que serão usados na aula do dia. São de encher os olhos a beleza e a qualidade dos produtos orgânicos dispostos nas barracas, geralmente cultivados na região. Eles vão, no fim da tarde, transformar-se em pelo menos três deliciosos pratos, que serão saboreados por você com o vinho produzido no local, mais apropriado. Claro, o último é sempre uma sobremesa (à base de frutas) acompanhada por um icewine.

Pioneirismo

"Somos a primeira escola do Canadá a unir adega e cozinha. Usamos ao máximo a abundância de produtos frescos cultivados na região, apresentados em receitas e menus que refletem todas as estações", afirma Jane Langdon, explicando que todo fim de semana, de janeiro a novembro, a escola oferece cursos individuais. "Durante a semana, ficamos abertos a grupos corporativos e operadoras de turismo. Personalizamos qualquer tipo de programa", completa.

O participante recebe o avental (depois levado para casa), as receitas e tudo que é necessário para cozinhar as refeições. Nas aulas, você vai pôr a mão na massa, pois tudo é feito pelo aluno sob a orientação de Jane Langdon. Os temas das aulas mudam com o correr dos meses e das estações, mas os pratos, segundo a professora, sempre seguem receitas saudáveis e nutritivas.

A programação anual e os custos de participação você obtém facilmente no site da escola. No endereço, verifique os tipos de cursos, os horários e as disponibilidades, bastando clicar sobre o mês desejado e seguir as orientações posteriores.

O jornalista viajou a convite da Canadian Tourism Commission

Aonde ir

Wine Country Cooking School

1.339 Lakeshore Road; (905) 468-8304 ou 468-1229

Leia mais no caderno Turismo, capa e páginas 2 a 6