Jogando na modalidade de duplas, os brasilienses representaram o Brasil e conseguiram a vaga na principal competição do jogo após passar por 10 semanas de disputas classificatórias. O evento final, com a participação de 50 duplas, ocorreu em Nova York e reuniu os melhores jogadores do mundo. No total, o torneio distribuiu US$ 100 milhões em premiações.
Gustavo e Caio começaram a jogar Fortnite no início de 2018. Eles se conhecem desde os 3 anos e tentam transformar a amizade em entrosamento dentro do jogo.
Sobre a Copa do Mundo, Gustavo conta que o principal ganho foi dentro do jogo . ;A experiência foi muito boa. Só de estar na sala com os melhores do mundo, ter contato, conversar e até mesmo treinar com eles nos deu muito aprendizado para aperfeiçoar o nosso estilo de jogo;.
;Eu não imaginava chegar no nível de jogador profissional. Mas, desde o início do jogo, eu o Caio estávamos sempre jogando juntos, treinando e disputando campeonatos pequenos, sempre no topo. E foi assim que conseguimos a vaga na fase final do mundial;, disse Gustavo.
Já para Caio, poder encontrar ídolos e amigos da internet foi muito importante. "Conhecer as pessoas que eu sempre conversei só pela internet foi muito legal para ganhar conhecimento tanto dentro quanto fora de de jogo", contou.
Apoio na escola
O fato de os meninos se conhecerem desde a pré-escola fez com que as famílias deles ficassem muito próximas também. As mães acompanharam a viagem para a disputa da fase final do torneio.
Lúcia Lossio, mãe do Gustavo, conta que a ida à competição foi uma surpresa para ela. ;Quando eles se classificaram para a final, a empresa do jogo entrou em contato com a gente. Foi aí que eu vi que era uma coisa séria. Mesmo jogando por diversão, ele sempre me falava ;mãe, eu vou ganhar dinheiro, você vai ver;, mas eu não imaginava a grandiosidade de tudo isso. Foi uma experiência maravilhosa para ele e para mim também;, revela.
Mãe do Caio, Christiane Rios diz que apesar do filho ser muito envolvido com o mundo dos games, ele sempre conseguiu conciliar com suas ocupações . ;Ele joga desde pequeno, seja no computador ou no videogame, mas sempre continuou com as obrigações e estudos em dia. No início, eu implicava um pouco, agora eu e meu marido apoiamos demais;, afirmou.
;A minha ficha de que o Caio era um jogador profissional só caiu quando o dinheiro apareceu na conta. Só fui ter noção da importância do evento quando nós chegamos lá. Uma coisa extremamente profissional, com estrutura para treinar, telões e uma arena grandiosa. Foi um show.;, continuou Christiane.
Em relação à carreira de Caio e Gustavo, as mães são bem cautelosas. A dupla disputou toda a qualificatória e a fase final sem representar nenhuma equipe, o que não é tão habitual. "Tivemos proposta de uma equipe da Califórnia, mas decidimos não fechar nada porque eles já tinham jogado toda a fase qualificatória sem time. Mas agora que vimos que se tornou algo sério, estamos estudando as propostas para escolher a melhor;, relatou Christiane.
O coordenador pedagógico Wagih Rassi, do Colégio Seri;s, escola em que Gustavo estuda, avalia que o papel da escola em casos como este, de o aluno ter atividades extracurriculares importantes, é tentar mostrar o caminho certo. ;O que está ocorrendo é que ele tá está tendo uma profissão e está se dedicando. Com isso, ele teve desenvolvimento em algumas áreas e terá dificuldades em outras, isso é normal. Nós temos que apoiar os alunos a seguirem o caminho que eles desejam, mas sem deixar de dar continuidade nos estudos;, afirmou.
Epic Games
O Fortnite é um jogo do estilo battle-royale (uma mistura de estratégia, guerra e sobrevivência), em que até 100 jogadores são colocados em um mapa para batalhar e o último jogador ou time a sobreviver é o grande vencedor. O jogo pode ser disputado nos modos: solo (sozinho, um verdadeiro cada um por si), duplas ou grupos de até quatro pessoas.
Em março deste ano, a Epic Games, empresa desenvolvedora do game, anunciou que o jogo alcançou a marca de 250 milhões de jogadores registrados, ficando apenas atrás de Minecraft. O jogo foi oficialmente lançado em 2017 e de lá pra cá se tornou uma febre mundial entre os gamers.
Em 2019, após a final da Copa do Mundo, o jogo se tornou o terceiro que mais premiou na história dos esportes eletrônicos, distribuindo, no total, US$ 71 milhões (aproximadamente R$ 268 milhões) em premiações desde a primeira competição. Apenas os jogos Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e DotA 2 permanecem à frente de Fornite em premiações. Vale ressaltar que os torneios profissionais de Fortnite começaram oficialmente apenas em 2018, quando os de outros jogos existem desde 2011.
* Estagiário sob a supervisão de Roberto Fonseca
* Estagiário sob a supervisão de Roberto Fonseca