Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

WhatsApp testa modo noturno e bloqueio do aplicativo por digital

A novidade melhora a experiência dos usuários e reduz o consumo de bateria dos smartphones

Após ser introduzido em aplicativos como YouTube, o Chrome e o Twitter, o modo noturno chega ao WhatsApp. Os desenvolvedores trabalhavam desde setembro passado no recurso, que está disponível na mais recente versão beta do aplicativo para sistema operacional Android.
Segundo o canal WABetaInfo, que analisou o código da nova versão, a função ainda deve ser aperfeiçoada e, por enquanto, está disponível apenas para quem faz parte do programa de testes de versões beta, ou seja, não pode ainda ser utilizada por todos os usuários do programa de mensagens.

Mais conforto

A novidade melhora a experiência dos usuários, ao apresentar telas em cores mais escuras, e reduz o consumo de bateria dos smartphones ; mesmo com 100% de brilho da tela, o app consome 60% menos bateria.

As capturas de tela publicadas pelo canal mostram que o recurso foi aplicado na área de notificação, configurações de dados e armazenamento, configurações de bate-papo e nas configurações da conta. Ainda não foi possível ver como as telas de bate-papo ficam com o modo noturno.
Além disso, as atualizações 2.19.82 e 2.19.83, que foram enviadas para o Google Play Beta Program, plataforma de testes do Google, também apresentam o modo de autenticação via impressão digital (biometria), que promete reforçar a segurança do aplicativo.
* Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende.