A moderna estrutura está localizada no Armazém 12 do Porto Digital ; parque tecnológico da cidade -, em frente ao Marco Zero e foi totalmente revitalizada com técnicas sensoriais e de percepção por meio da tecnologia digital. Segundo Leonardo Framil, CEO da Accenture no Brasil e América Latina, o pólo é parte fundamental do plano de crescimento da empresa no país.
"Quando nós falamos que aqui é o Marco Zero da Tecnologia, além do simbolismo, tem um conceito por trás. Não pensamos em ser referência apenas para o Brasil e sim para o mundo, para que as pessoas de fora queiram vir aqui e ver inovação", ressaltou.
O executivo destacou ainda as características que fizeram com que a empresa optasse por escolher a capital pernambucana para implantar o Innovation Center. "Recife é um pólo de inovação e com nosso investimento pretendemos colocar isso em um outro patamar".
Framil citou que o centro de Recife estará constantemente conectado com as demais unidades da empresa no país e no mundo. "Essa unidade estará conectada com todas as outras no mundo. Levamos o que estamos fazendo aqui para fora e trazemos o que vem de outros centros", explicou.
[FOTO918467]
O líder da Accenture Technology para a Europa, África e América Latina, Yves Bernaert, lembrou a importância das inovações tecnológicas produzidas no Brasil e a comparou com o que é produzido em outros países. "A inovação tem crescido no Brasil, mas ainda tem muito a se transformar. A necessidade de se ter novas ideias não está distante da que se tem em outros países do mundo. Há uma convite para que todos possam medir e comparar o impacto econômico que a inovação pode oferecer", afirmou.
Bernaert salientou ainda a versatilidade dos desenvolvedores e do serviço oferecido no Brasil. "Eu vejo a criatividade dos brasileiros. O jeito com que sempre inovam para resolver problemas. Acho que isso não está nenhum pouco errado. É disso que nós precisamos", concluiu.
Nova atuação
Tradicionalmente conhecida por seus serviços de consultoria, a Accenture está buscando ampliar seu campo de negócios, desenvolvendo inovações e soluções para os mais diversos meios. Além do centro de Recife, a empresa inaugurou recentemente o Centro de Inovação de Análises no Rio de Janeiro e o estúdio Accenture Interactive em São Paulo.
"Nosso propósito é levar inovação para nossos clientes. Isso passa desde a definição estratégica, consultoria até a implantação de tecnologia. Podemos oferecer um trabalho de consultoria ou a criação de uma solução", disse Framil, citando a gama de operações que a empresa passou a desenvolver no país. "Hoje, nós temos cinco áreas de atuação - digital, estratégia, consultoria, tecnologia e operações - que trabalham de uma forma colaborativa", explicou.
O líder da equipe de inovação da Accenture, Roberto Frossard, destacou o upgrade que o Innovation Center trará para a empresa. "Nós criamos um espaço onde mostramos o que é a arte do possível. Obviamente nós temos uma veia muito forte de negócio, mas também temos pessoas com um background totalmente técnico, com mestrado e doutorado em inteligência artificial. Aqui nós podemos simular o que seriam telepresenças em hologramas, por exemplo. São coisas que a gente pensa que está em um futuro muito longe, mas já conseguimos demonstrar."
Daniel Gonzalez, sênior principal de Tecnologias Emergentes, ressaltou os fatores que impulsionam a criatividade da equipe no momento de desenvolver soluções. "Tanto pela inovação do cliente, pelo nosso conhecimento de mercado e a nossa liberdade de criar coisas. Também é uma forma lúdica de mostrar que é possível colocar inteligência articial em todo tipo de negócio", explicou.
Fomentação da economia
Com a inauguração do centro, a Accenture inseriu aproximadamente 250 novos funcionários na cidade. Ao todo, a empresa conta com 1.400 profissionais em Pernambuco. Até o fim do ano, serão abertas mais 600 vagas no Innovation Center, o que transformará a companhia na maior empregadora do Porto Digital. Até 2020, o objetivo é ter um quadro de funcionários com 3 mil pessoas. A empresa pretende ainda recrutar novos talentos nas universidades do estado, em parceria com o governo estadual.
Framil reforçou a importância de captar os profissionais que a capital pernambucana oferece e a qualificação disponível na cidade. "As maiores empresas estão no Rio e em São Paulo, queremos fazer com que essas pessoas venham e fiquem aqui. A quantidade de talentos de boa formação na cidade é imensa e o nível de engajamento em Recife é o maior da Accenture no Brasil", pontuou. Atualmente, 95% dos funcionários que atuam na empresa são da própria cidade.
Além da presença dos executivos da companhia, a cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades do município, como o prefeito de Recife, Geraldo Julio, e a primeira-dama, Cristina Mello.