Facebook, Twitter, grupos tecnológicos e meios de comunicação, incluindo a Agence France-Presse (AFP), se uniram em uma grande coligação que buscar filtrar a informação errada na internet e melhorar a qualidade das notícias nas redes sociais.
O blog First Draft News, respaldado pelo Google, anunciou nesta terça-feira (13/9) que cerca de 20 organizações de notícias farão parte do grupo que busca compartilhar informação sobre as boas práticas jornalísticas na era digital.
Jenni Sargent, diretora-executiva do First Draft, indicou que esse agrupamento ajudará a avançar até a meta das organizações para melhorar as notícias online e nas redes sociais.
"Filtrar a informação falsa pode ser difícil. Inclusive se os meios de comunicação só compartilham dados comparados e histórias verificadas, cada um é um emissor e uma fonte potencial", disse em um texto publicado no blog First Draft.
"Não vamos resolver esses problemas da noite para o dia, mas certamente não será resolvido pelas organizações individualmente", escreveu.
Sargent explicou que a coalizão desenvolverá programas de capacitação e "uma plataforma de verificação cooperativa", assim como um código voluntário de boas práticas para notícias da internet.
"Vivemos em um tempo em que a confiança e a verdade são assuntos que todas as redações devem lidar e também as próprias plataformas nas redes sociais", sustentou.
"Cada sócio se compromete a compartilhar conhecimento, desenvolver políticas e conceber capitações sobre como os jornalistas usam as redes sociais para encontrar e relatar notícias".
O anúncio é feito em meio a preocupações sobre a crescente importância das redes sociais, especialmente do Facebook, para divulgar e filtrar notícias, e que, em alguns casos, já permitiu que fossem proliferadas montagens e informações falsas.
Essa coligação incluirá o Facebook, Twitter, YouTube, The New York Times, Washington Post, BuzzFeed News, CNN, ABC News of Australia, ProPublica, AFP, The Telegraph, France Info, Breaking News, Le Monde;s Les Decodeurs, International Business Times UK, Eurovision News Exchange e a agência Al Jazeera Media Network.
Outras organizações como a Anistia Internacional, o Centro Europeu de Jornalismo, American Press Institute, International Fact Checking Network e Duke Reporters Lab também fazem parte do grupo.
O First Draft foi criado no ano passado com o apoio do Google News Lab e trabalhou com o YouTube na verificação de vídeos gerados por usuários, entre outros projetos.