Miami, Estados Unidos - O fundador da Amazon, Jeff Bezos, revelou nesta segunda-feira os planos para construir um foguete chamado "New Glenn", desenhado para levar pessoas ao espaço e colocar satélites em órbita.
[SAIBAMAIS]Bezos, também proprietário do jornal The Washington Post, disse que trabalha no projeto há quatro anos e que o lançamento acontecerá no final desta década.
O aparelho terá 82m de altura para dois estágios e 95m para o terceiro estágio, fazendo com que seja o foguete mais alto do mercado, incluindo o SpaceX Falcon 9 (89m).
Bezos indicou ainda que sua companhia, a Blue Origin, aprendeu muito com o foguete New Shepard, um veículo suborbital de 19m desenhado para no futuro levar turistas ao espaço.
"Construir, voar, aterrissar o New Shepard nos ensinou muito sobre como desenhar para a reutilização prática e operacional. E o New Glenn incorpora tudo nesta aprendizagem", afirmou Bezos em um comunicado.
O foguete foi batizado em homenagem a John Glenn, o primeiro astronauta a orbitar a Terra.
O propulsor é reutilizável e poderá voltar à Terra depois que a nave decolar e tiver os estágios liberados.
SpaceX e Blue Origin obtiveram lançamentos e pousos de sucesso, fatores fundamentais para essas naves reutilizáveis.
A Blue Origin entrou na corrida de voos comerciais ao espaço e lançamento de satélites, na qual seu principal concorrente é a SpaceX, liderada pelo empresário Elon Musk.