Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Quem é o bilionário que tem revolucionado a conquista do espaço

O sul-africano Elon Musk concluiu, nesta semana, uma operação que pode ser irreversível na exploração do universo


As empresas de Musk podem não ser tão familiares aos brasileiros, mas o visionário leva no currículo uma invenção que ficou bem popular por aqui. Atribui-se a ele a criação dos serviços de pagamentos online em 1999 - quando o navegador mais ágil ainda era o Explorer - com a empresa X.com, que deu origem à uma das companhias mais populares no ramo, a PayPal.

O primeiro engenho bem-sucedido do sul africano, que mudou-se para o Canadá (terra natural da mãe) aos 18 anos, foi, entretanto, bem antes disso, aos 12, com a venda de um protótipo de videogame para uma revista especializada. O empresário, contudo, nunca cursou engenharia. Formou-se em física e administração na Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos - e abandonou o PhD em física aplicada na Universidade de Stanford na primeira semana de aulas.



Apesar do salário oficial de apenas um dólar na Tesla Motors, o empreendedor está entre os 100 bilionários na lista geral da Forbes - com fortuna avaliada em 12,8 bilhões de dólares -, é o 15; na relação liderada por Bill Gates que enumera os maiores do ramo tecnológico e foi considerado em 2015 o 38; homem mais poderoso do mundo, subindo 12 posições no ranking em um ano. Não por menos, acredita-se que Elon Musk seja a referência para a criação da versão de Robert Downey Jr. do herói bem-sucedido Tony Stark nos cinemas. Ao menos para Jeff Bezos e o restante da concorrência, vai ser difícil derrotar o Homem de Ferro da vida real nos próximos anos.