Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Ameaças virtuais usam morte de Cristiano Araújo como isca para malwares

Empresa de segurança detectou série de mensagens com conteúdo malicioso relacionadas ao cantor

Usuários mal-intencionados da internet têm utilizado a morte do cantor Cristiano Araújo para chamar a atenção de internautas e espalhar ameaças virtuais. A informação vem da Symantec, empresa de segurança virtual, que divulgou o alerta no blog oficial da companhia.

A Symantec afirma que percebeu uma onda de e-mails que passaram a ser espalhados na internet com a promessa de informações sobre a morte de Cristiano Araújo alguns dias após o acidente de carro que matou o cantor e a namorada, na quarta-feira da semana passada (24/6).

Esses e-mails afirmam conter um vídeo que mostra o acidente de carro de Cristiano Araújo. Ao clicar no link, contudo, o usuário faz o download de um malware chamado Downloader.Bancos. Quando ele é instalado, inicia-se outro download, dessa vez de um malware chamado Infostealer.Bancos, cuja função principal é roubar dados bancários do usuário.
A empresa recomenda, nesse tipo de ocasião, a manter-se desconfiado com mensagens sensacionalistas que aproveitem um acontecimento como a morte do cantor e que, caso queiram informações sobre o ocorrido, busquem notícias em portais de confiança.