Em evento realizado esta semana, a Apple anunciou, entre outras coisas, a nova plataforma de músicas da empresa, chamado de Apple Music, e que utilizará o serviço de streaming. A notícia prontamente causou reações nas demais companhias do segmento.
[SAIBAMAIS]O CEO da Rdio, Anthony Bay, preferiu olhar o lado positivo da novidade, afirmando que o lançamento tende a fortalecer o consumo de conteúdo com as novas ferramentas tecnológicas. "Não há dúvida de que a chegada da Apple irá ampliar a concorrência saudável do mercado, mas irá também levar mais informação sobre os serviços de streaming de música para os consumidores. Com as pessoas se tornando mais conscientes de suas opções musicais;, comentou o executivo.
Uma das mais importantes empresas do segmento, a Spotify respondeu de forma mais sútil, apresentando os bons resultados do último ano. De maio de 2014 para cá, o número de assinaturas pagas dobrou, passando de 10 milhões para 20 milhões de contas. Uma média de um novo cliente a cada três segundos. Contabilizando os usuários ativos, reunindo assinantes pagos e gratuitos, a quantidade saltou de 40 milhões para 75 milhões no mesmo período.
A companhia fez questão também de ressaltar o pagamento dos royalties aos artistas. Segundo os relatórios divulgados, desde o início do serviço, foram pagos US$3 bilhões em royalties, sendo que mais de US$300 milhões foram distribuídos nos primeiros meses de 2015.
Outro ponto que pode fazer diferença entre os concorrentes, ainda mais em mercados emergentes, são os preços. O recém lançado serviço da Apple custará US$ 14,99 em um plano familiar para até três usuários, sendo que usuários dos aparelhos da marca terão três meses gratuitos. Ainda não há preço para estabelecido para o Brasil. Por aqui, o Spotify tem utilizado promoções para atrair clientes pagantes. As assinaturas saem por R$ 1,99 nos primeiros três meses e depois R$ 14,90 mensais. Há também um plano para mais pessoas, custando até R$ 44,90 para um grupo de cinco consumidores.
Em relação ao tipo de conteúdo oferecido, ainda não foram divulgadas muitas informações do lançamento da Apple. O esperado é que as parcerias já existentes para outras plataformas, como o iTunes, devam migrar para a novidade. Os demais serviços existentes, como Rdio, Deezer e o Spotify, já contam com catálogos extensos, com mais de 30 milhões de músicas cada. Além de recursos específicos, como o Spotify para Playstation 4.
De qualquer maneira, o grande beneficiado com a chegada do Apple Music é o consumidor. Afinal, a concorrência deve levar a melhorias, inovações e, claro, ofertas, além de aumentar as opções para quem gosta de música.