Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

O termo 'hashtag' é a palavra mais utilizada por escritores mirins no ano

Selfie, blogs, YouTube, emoji e YouTuber também estão entre os termos mais usados, aponta levantamento feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido




O termo "hashtag" é a palavra do ano para as crianças, de acordo com um levantamento da Universidade de Oxford, no Reino Unido. O estudo analisou 120 mil contos escritos por crianças de até 13 anos e revelou que vários dos autores mirins usam o termo em suas histórias para descrever um sentimento ou adicionar drama a uma frase. Segundo a pesquisa, o aumento da utilização da palavra "hashtag" e do símbolo "#", se deu pela popularidade das redes sociais como YouTube, Instagram e, principalmente, o Twitter - por ter adotado a "#" como termo de busca na sua rede.

[SAIBAMAIS]Outras palavras que ganharam destaque nos últimos 12 meses foram Zoella - o nome de uma escritora, blogueira e vlogger bastante conhecida do público jovem britânico - selfie, blogs, YouTube, emoji e YouTuber. Na contramão da popularização, palavras como MP3, Playstation, iPod, Nintendo, Blackberry e TV estão sendo menos utilizados, em favor de alternativas mais recentes, como PS4, MacBook, Instagram e até mesmo telefone, por causa dos smartphones.

Ainda de acordo com a pesquisa, as crianças estão abordando assuntos atuais em seus contos. Vários textos citavam a crise causada pelo vírus do Ebola, por exemplo. De acordo com a universidade, o número de emergência dos Estados Unidos (911) também foi bastante utilizado, em vez do número britânico, 999.