Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Oculus Rift não será um produto barato, afirma cofundador da companhia

Óculos de realidade virtual precisarão de um bom computador para funcionar

Uma das marcas responsáveis por trazer a realidade virtual de volta ao centro das atenções no mundo da tecnologia é o Oculus Rift, equipamente que teve um sucesso muito grande quando surgiu no Kickstarter. Agora sabe-se que o aguardado produto não será barato, graças a declarações de Nate Mitchell, cofundador da companhia nesta quarta-feira (6/5) durante o evento TechCrunch Disrupt.

[SAIBAMAIS]Apesar de ter se recusado a dar um valor específico para o Oculus Rift, Mithcell deixou claro que o produto será um equipamento de tecnologia de ponta. ;Em geral, quando olhamos para realidade virtual, vemos duas categorias de produtos;, explicou o executivo. ;As experiências de alta fidelidade que buscamos com o Rift e, na outra ponta, o lado mobile, o produto que estamos fazendo em colaboração com a Samsung, o Gear VR;, apontou. Ao tomar o preço do Gear VR (que custa US$ 200) como parâmetro de comparação, dá para perceber que o Rift não será, de fato, um set tão acessível.

Mithcell também deixou claro que será necessário ter um bom computador conectado ao Oculus Rift para aqueles que pretendem usar a realidade virtual com games. Por enquanto, não se sabe, porém, se o aparelho será compatível com computadores Mac.

Quando for lançado no mercado, o Oculus Rift poderá ser comprado diretamente pelo site da companhia. Apesar disso, a empresa tem muito interesse em disponibilizar o produto em lojas físicas de forma a permitir que consumidores possam experimentar em primeira mão como é a realidade virtual antes de levá-lo para casa.

Mitchell garantiu que mais detalhes e especificações técnicas do Oculus Rift serão divulgados antes da E3, conferência de games que começa em 13 de junho.