A Apple registrou uma patente que pode indicar os planos da empresa para os próximos iPhones. O recurso apresentado pela empresa, dessa vez, pretende mudar a interação entre pessoas que ligam umas para as outras. Com a nova tecnologia, é possível que usuários saibam o status do iPhone para o qual pretendem ligar: se ele está no silencioso, se está desligado, em modo avião, etc.
[SAIBAMAIS]Segundo o AppleInsider, a patente registrada, de número 9.008.633, é para ;métodos para determinar a disponibilidade de usuário baseado no status do telefone;. O recurso funcionaria assim: o iPhone enviaria para um servidor central as informações sobre o modo de operação dele. Caso algum contato deseje saber o status desse telefone, é possível pedir a esse servidor central em qual modo está o iPhone. A pessoa receberá então uma mensagem que informará tal status. Assim, o usuário poderá decidir se é uma boa hora para chamar o dono do smartphone ou não.
A ideia é baseada na tecnologia já usada há anos em serviços de mensagens instantâneas, que permitem a mudança entre diversos status para avisar aos contatos se a pessoa está disponível ou não para conversar. A patente registrada pela Apple cita, especificamente, que a tecnologia pretende ser implementada, primeiramente, no Facetime, serviço de chamadas por voz e vídeo da empresa. Mas também deixa portas abertas para a adoção em outros recursos, como em chamadas de voz normais.
Uma possível preocupação é a questão de segurança dos clientes, já que a tecnologia tem acesso à atividade do telefone e também à localização dele. Por isso, é provável que a Apple implemente a novidade de forma mais discreta em um primeiro momento, sem tornar o recurso algo já embutido nos próximos iPhones.