Cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, conseguiram desenvolver um computador menor do que um grão de arroz. Batizado de Michigan Micro Mote (ou apenas M;), ele conta com um tamanho de apenas 1mm;, é equipado com sensores e é capaz de recarregar a energia a partir da luz solar.
[SAIBAMAIS]Um dos objetivos é utilizar o micro computador para trabalhar com a chamada Internet das Coisas, que consiste na ideia de diversos objetos cotidianos, como maçanetas, torradeiras e chaves, terem sistemas embutidos que os permitam se comunicar por meio de uma rede. Com um tamanho tão pequeno, o M; seria uma opção extremamente viável para ser inserido nesses equipamentos.
O computador funciona com uma série de sensores e é capaz de ler, gravar, tirar fotos e medir fatores do ambiente, como pressão e temperatura. Além disso, o uso de energia do M; é eficiente, já que ele permanece boa parte do tempo desligado, para ser ligado periodicamente. Além disso, ele é capaz de recarregar a própria bateria de forma independente, a partir da luz solar. Esse fator é ainda mais atrativo para o uso da invenção em objetos pequenos, por dispensar o uso de um carregador externo.
Além disso, a intenção dos pesquisadores é que o M; seja utilizado também na área médica. Como é extremamente pequeno, o computador poderia, por exemplo, ser implantado em pacientes para acompanhar o avanço deles em algum tratamento.