Com aproximadamente 9,5 milhões de unidades vendidas, o mercado brasileiro viu um aumento de 13% nas vendas de tablets durante o ano de 2014, segundo pesquisa divulgada pela IDC Brasil. Em 2013, o número registrado foi de 8,4 milhões.
Segundo a análise da consultoria, o número de vendas de 2014 ficou abaixo do previsto pelos especialistas da companhia, que acreditavam que seriam comercializadas 10 milhões de unidades ao longo do ano.
[SAIBAMAIS]Dos 9,5 milhões de tablets vendidos, 96% foram vendidos diretamente para consumidores finais, enquanto 4% foram para o mercado corporativo. ;O tablet já não é mais uma novidade e há uma ;canibalização; do mercado, principalmente pelos lançamentos de phablets. Isso, aliado à má experiência de uso de aparelhos de baixa qualidade, impactou o desempenho;, afirma Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil. Para Hagge, as vendas também foram prejudicadas por fatores como a Copa do Mundo e a alta do dólar no fim do ano.
Outro segmento analisado pelo estudo da IDC Brasil é o de notebooks com telas destacáveis, que atingiu a marca de 31 mil unidades vendidas. ;Acredito, porém, que o mercado deve crescer naturalmente. Para 2015, projetamos a comercialização de 200 mil unidades, o que corresponde a um crescimento de 500% na comparação com o ano passado", afirma Hagge.