Manter-se concentrado pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas diariamente. Para ajudar a resolver essa questão, uma dupla criou no Kickstarter um projeto para financiar o Narbis, um óculos de funcionamento curioso. A pessoa usa o equipamento em uma tarefa, mas, caso ela se distraia, as lentes escurecem e atrapalham a visão. Para que elas retornem ao normal, é necessário se concentrar novamente na atividade.
[SAIBAMAIS]Isso acontece graças a um sistema de neurossensores acoplado aos óculos, capazes de detectar a atividade mental do usuário. Trata-se de uma tecnologia já utilizada pela NASA, agência espacial americana, para treinar pilotos.
Segundo a página do Narbis no Kickstarter, duas sessões semanais de 30 minutos cada são suficientes para trazer mudanças significativas de desempenho mental, após um período de 10 sessões.
Para comandar o programa do Narbis, utiliza-se um aplicativo para smartphones. Nele, é possível escolher entre cinco programas de treinamento diferente: concentração, performance, sono, calma e humor. Assim, o aparelho pretende ser não apenas uma ferramenta para melhorar a atenção do usuário, mas também oferecer aprimoramento mental em diversas frentes.
O objetivo da campanha é arrecadar US$ 150 mil (R$ 484.207 mil aproximadamente) até o dia 27 de abril.
Confira abaixo o vídeo de apresentação do Narbis:
[VIDEO1]