O número de concorrentes do Facebook tem crescido ao longo dos últimos anos, principalmente com a popularização de aplicativos como o Snapchat. Mas, ainda assim, a rede social de Mark Zuckerberg segue como a mais utilizada por adolescentes no mundo, segundo pesquisa divulgada pela consultoria Global Web Index. Apesar disso, o uso do Facebook entre esses jovens tem decaído.
[SAIBAMAIS]De acordo com a pesquisa, 50% dos usuários de internet com idades entre 16 e 19 anos utilizam o Facebook. Apesar de grande, o número é consideravelmente menor do que o registrado em 2012, quando 70% dos adolescentes haviam afirmado acessar a rede social. Os jovens apontaram como principais razões para o uso menor do site uma diminuição no interesse ou apenas tédio com o Facebook.
Além disso, o estudo mostra que a forma como os adolescentes usam o site tem mudado, com quatro entre 10 adolescentes apontando que utilizam o Facebook de forma mais passiva agora, ou seja, olham os conteúdos lá, mas não postam nada.
As demais redes sociais que aparecem com muita popularidade na pesquisa são o Twitter e o YouTube, cada uma com aproximadamente 30% dos jovens ativos na internet, enquanto o Google%2b teve cerca de 15%, assim como o Instagram.