Não é de hoje que o mercado tecnológico pretende transformar o celular em cartão de crédito ou débito. Motivados pelas facilidades que a tecnologia poderia proporcionar no dia a dia dos consumidores, diversas empresas mobile buscam, junto com os bancos, formas de popularizar a ideia e aposentar o velho cartão. Embora seja uma tendência mundial, empresários do ramo vêem a ideia como um desafio que ainda demorará para ser efetivamente funcional.
[SAIBAMAIS]"Ainda vai demorar anos para o consumidor se sentir confortável e seguro para dizer que não vai mais carregar o cartão de crédito", avaliou o diretor de produtos mobile da Samsung Brasil, Roberto Sobol, durante a Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, nesta segunda-feira (2/3). Mesmo com o lançamento da Samsung Pay - serviço que usa a tecnologia MST (Magnetic Secure Transmission) - no domingo, o executivo acredita que será necessário tempo para que as pessoas assimilem a nova forma de pagamento.
Segundo Sobol, três obstáculos precisam ser superados para que o celular tome o lugar do cartão de crédito: a tecnologia que faça o aparelho conversar com a máquina de pagamento; o varejo que aceite o novo método em massa; e uma mudança cultural, na qual os consumidores se sintam seguros para que as informações bancárias estejam em seus celulares. "O primeiro desafio já foi superado, temos a tecnologia. Agora é preciso chegar à ponta, ao consumidor, com abrangência global. Vai demorar, mas vai acontecer", completou.
Como funciona?
A nova tecnologia MST chega ao mercado como uma "concorrente" do NFC, usado principalmente pela Apple Pay. A diferença é que o NFC exige uma máquina específica na qual o consumidor encosta o celular e faz o pagamento. Já o MST poderá ser usado nas convencionais máquinas de cartão de crédito, o que facilitaria o uso do celular nas compras.
A máquina precisa ter leitor de tarja magnética. Na prática, o comprador encosta o celular no aparelho de pagamento e a compra é paga. A nova tecnologia foi lançada junto com os novos celulares da linha Galaxy, o S6 e o S6 Edge. Apenas esses aparelhos contam com o MST, por enquanto. Os aparelhos chegam ao mercado em abril, mas a tecnologia só vai estrear no meio do ano, nos Estados Unidos e na Coreia do Sul . Ainda não há previsão de chegada ao Brasil.
*A repórter viajou a convite da Samsung