Washington, Estados Unidos - O Google anunciou, nesta terça-feira, que proibirá os conteúdos de sexo explícito ou "nudez gráfica" em sua plataforma Blogger, e deu o prazo até 23 de março para que seus usuários retirem este tipo de publicações.
Em uma atualização de suas políticas, o Google informou que a medida permitirá a nudez "se o conteúdo oferecer um benefício substancial ao público, por exemplo, em contextos artísticos, educativos, documentários ou científicos".
A empresa afirmou que os usuários poderão manter seu conteúdo sexual explícito no Blogger, mas no modo "privado", que só pode ser visto pelo administrador da conta e pelas pessoas com as quais compartilhar o link.
Os usuários também poderão exportar o blog para outra plataforma se não quiserem ficar no Google, explica a nova regulação, que entrará em vigor um ano depois de o Twitter fazer mudanças similares para proibir micro-vídeos com conteúdo sexual explícito.
Até agora, as normas do Google proibiam certas atividades ilegais como a pornografia ou a pedofilia.
Mas alguns blogueiros lançaram suas críticas na rede social Twitter após o anúncio do Google. "Censurar este conteúdo é contrário a um serviço que se baseia na liberdade de expressão", escreveu Violet Blue, criadora de um blog sobre a sexualidade humana.