Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Estudo mostra que Mac e PC sofrem mesmo nível de ameaças on-line

A pesquisa mostra que 24% dos usuários de desktops Apple e 10% dos usuários de notebooks da Apple encontraram malwares durante o ano.



Uma pesquisa feita pela Kaspersky Lab e pela B2B International mostra que usuários de computadores Apple encontram a mesma quantidade de ciberameaças que usuários de outros sistemas. A pesquisa mostra que 24% dos usuários de desktops Apple e 10% dos usuários de notebooks da Apple encontraram malwares durante o ano. O número de proprietários de PCs afetados é ligeiramente superior a 32%.

[SAIBAMAIS]No entanto, malware, tais como ransomware, foram enfrentados por 13% dos proprietários de Mac em comparação com 9% dos usuários do Windows. O caso é semelhante para ameaças de segmentação de dados financeiros: estes incidentes foram relatados por 51% dos usuários do OS X e 43% dos usuários do Windows.

De acordo com a pesquisa, os usuários de Mac geralmente são menos conscientes das ameaças da internet do que os usuários do Windows. Por exemplo, 39% dos proprietários de MacBook nunca ; ou quase nunca ; ouviram falar de ransomware, e 30% não sabem sobre programas maliciosos perigosos que podem explorar vulnerabilidades do software. Em comparação, entre todos os entrevistados, 33% não sabem quase nada sobre ransomware e 28% não têm conhecimento de exploits.

O levantamento mostra que metade dos usuários de Mac ainda negligencia a necessidade de soluções de segurança para internet em seus dispositivos: apenas 47% dos MacBooks e 59% dos desktops da Apple estão protegidos. Além disso, quando os usuários da Apple escolhem uma solução de segurança para os seus dispositivos, na maioria dos casos (41%) o preço é sua principal prioridade, em comparação com 36% que consideram a qualidade de detecção de malware. Em terceiro lugar, está o impacto que a solução tem sobre o desempenho do dispositivo (33%). Já os usuários de Windows colocam a eficiência de detecção de malware em primeiro lugar (47%), o custo da solução em segundo lugar (42%), e a capacidade da solução em combater as ameaças da web em terceiro lugar (31%).

"Os usuários do OS X viveram por muito tempo isolados dos perigos da internet. Talvez por isso se sintam quase invulneráveis. Porém, como as ameaças cibernéticas estão expandindo cada vez mais suas áreas de atuação, é importante estar preparado para elas. A Kaspersky Lab recomenda que os usuários de Mac instalem soluções de segurança, e se lembrem das regras de comportamento seguro na Web", disse Vladimir Zapolyansky, Vice-Presidente de Produtos e Marketing de Tecnologia da Kaspersky Lab.