Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Inglesa recebe conta de R$ 5 mil por usar emoticons em mensagens

Ela não sabia que carinhas enviadas eram transformadas em imagens e cobradas pela operadora de telefonia. Sorrisos saíram caro

Quem disse que sorrir não custa nada não conhece a história de Paula Cochrane. A inglesa de 48 anos recebeu uma salgada conta telefônica de 1,2 mil libras (cerca de R$ 5 mil) por usar os famosos emoticons nas mensagens que enviava pelo celular, segundo reportagem do jornal Daily Mail.

[SAIBAMAIS]A história começou em novembro, quando Paula ficou bastante assustada com as 100 libras de sua conta de celular, sendo que o plano dela mensal era de 31 libras, com direito a mensagens de texto ilimitadas. Entretanto, a senhora achou que havia excedido nas ligações, apenas. Porém, as contas de dezembro e janeiro combinadas ultrapassaram 900 libras. Foi aí que ela percebeu que havia algo de errado.

O que Cochrane não sabia era que alguns smartphones transformam automaticamente os sinais de emoticons - como :-) - em imagens do tipo MMS (multi-media service). Acontece que o envio desse tipo de arquivo não era coberto pelo plano da inglesa, sendo cobrados 40 centavos a cada carinha enviada. Assim, todos os emojis digitados nas mensagens SMS foram convertidos e cobrados. Paula só descobriu que esse era o motivo das contas quando um amigo a avisou.

Agora, juntando as contas entre novembro e fevereiro, o valor cobrado supera 1,2 mil libras. Paula está tentando negociar a quantia com a operadora.