Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

iPad completa cinco anos e é o tablet preferido entre usuários brasileiros

Em pesquisa, aparelho da Apple apareceu como o mais cobiçado por 62% dos entrevistados


Há exatos cinco anos, em 27 de janeiro de 2010, Steve Jobs apresentava ao mundo, pela primeira vez, o iPad. Desde então, o produto se tornou um marco no mercado de tecnologia e popularizar um novo segmento de aparelhos. E o sucesso da prancheta foi refletido no Brasil, como demonstra recente pesquisa publicada pela MeSeems, especializada em estudos sobre webmobile. De acordo com levantamento da consultoria, 62% dos consumidores brasileiros preferem o iPad a outras marcas.

[SAIBAMAIS]O estudo ouviu as opiniões de 3.095 pessoas de todas as regiões do país, assim como de todas as classes (A,B,C e D). Em segundo lugar, vem a Samsung, preferida por 25% dos entrevistados. As demais marcas ficaram os demais 13%. Além disso, 29% dos respondentes possuíam tablets, sendo que 50% deles eram donos de iPads. Desde o lançamento do primeiro iPad, já foram apresentadas diversas versões do aparelho, de forma anual.

Atualmente, a prancheta encontra-se na sexta geração, com o iPad Air 2 e o iPad Mini 3, ambos lançados no último trimestre de 2014. Entre as principais mudanças de hardware, podem-se destacar a evolução das dimensões e do peso do aparelho: em 2010, o modelo mais pesado de iPad media 13,4mm de espessura e pesava 730g. Hoje, esses valores foram reduzidos para 6,1mm e 444g, também no iPad mais pesado da atualidade (iPad Air 2 com wifi e conexão 4G). Outra mudança significativa foi a adoção de telas com display Retina, que tornaram a qualidade da imagem muito melhor.