Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Microsoft foca na integração entre plataformas com novo Windows 10

Ao falar sobre o design do Windows 10, o executivo Joe Belfiore não apresentou muitas novidades. A interface de usuário terá uma mistura de elementos populares do Windows 7 (como o menu Iniciar) e do Windows 8



A Microsoft realizou nesta quarta-feira (21/1) um evento ao vivo transmitido por internet para apresentar novidades sobre o Windows 10, nova versão do sistema operacional da companhia. Focada em interações aprimoradas entre usuário e computador, a empresa promete trazer uma assistente pessoal ativada por comando de voz e um software que consiga fornecer uma experiência unificada entre os diversos aparelhos Windows.

[SAIBAMAIS]O programa de comando de voz introduz uma assistente virtual para os PCs, que leva o mesmo nome das dos dispositivos móveis, a Cortana. Esse tipo de tecnologia já é bastante utilizado há alguns anos, principalmente em smartphones, como a Siri em aparelhos com iOS. A Microsoft, porém, prometeu que Cortana será diferenciada, pois ela irá aprenderá informações sobre o usuário enquanto conversa com ele. Assim, ela não será apenas um computador que responde, mas que reconhece a pessoa e interage com ela de forma personalizada.

Outro ponto central do evento foi a experiência unificada entre diferentes aparelhos com Windows 10, ou ;mobilidade de experiência;, como disseram os representantes da Microsoft. Os principais exemplos apresentados foram os chamados aplicativos universais, que terão as mesmas características tanto em PCs quanto em dispositivos móveis. O aplicativo de música, por exemplo, terá um grande foco em sincronização da biblioteca de canções com a nuvem, por meio do One Drive, para que ela seja disponibilizada entre todos os equipamentos do usuário. Os programas de música e mapas também terão tecnologia semelhante para facilitar a unificação de uso.

O mesmo foco em experiência unificada foi vista na apresentação de novidades sobre games. Com o Windows 10, jogadores terão a oportunidade de jogar partidas multiplayer entre Xbox One e PC. Além disso, o aplicativo de Xbox para computadores permitirão o streaming de jogos a partir do Xbox One para as telas de tablets e PCs com Windows 10 conectados na mesma rede w-ifi.

Ao falar sobre o design do Windows 10, o executivo Joe Belfiore não apresentou muitas novidades. A interface de usuário terá uma mistura de elementos populares do Windows 7 (como o menu ;Iniciar;) e do Windows 8, como o visual em telhas.



Apesar de ainda não ter definido uma data oficial de lançamento para o Windows 10, a Microsoft anunciou no evento que a nova versão do sistema operacional estará disponível gratuitamente para usuários que já tenham aparelhos com Windows 7 e Windows 8.1 por um ano.

Nos próximos meses, a Microsoft lançará uma nova versão de teste do Windows 10 para PCs para os participantes do programa Insider, que analisam o andamento do trabalho e fornecem feedback para que a empresa possa melhorar o produto ainda mais. Além disso, será lançada a primeira versão de teste do Windows 10 para Windows Phone.

Com informações de Max Valarezo