Por meio de um comunicado, emitido na terça-feira (20/1), o Twitter anunciou a compra da ZipDial. A intenção do microblog é tornar a rede social do pássaro azul ainda mais acessível para as pessoas ao redor do mundo. A parceria das duas empresas começou há dois anos, quando o Twitter participou de uma série de campanhas com a ZipDial, entre elas, as eleições indianas, promoções de filmes de Bollywood -- indústria de longas da Índia e o @#RockTheVote da MTVIndia.
[SAIBAMAIS]Na Índia, é comum as pessoas realizarem chamadas perdidas para informar os amigos ou familiares sobre assuntos diversos sem ser tarifado. Por causa desse costume, a ZipDial criou uma plataforma que combina SMS, voz, web móvel e acesso a aplicativos móveis para criar uma ponte entre usuários off-line e on-line e fornecer conexão a quem não tem acesso à internet ou tem restrições de uso.
O Twitter afirma que, nos próximos anos, bilhões de pessoas vão ficar on-line pela primeira vez em países como Brasil, Índia e Indonésia. E, para muitos, a primeira experiência on-line será em um dispositivo móvel, mas o custo de dados pode impedi-los de experimentar a internet. ;Esta aquisição aumenta significativamente o nosso investimento na Índia, um dos países em que estamos vendo um grande crescimento e em outros emergentes. O Twitter, em parceria com ZipDial, pode tornar o conteúdo mais acessível a todos; defende o microblog.
Também por meio de um comunicado, a ZipDial comemorou a venda. Para a startup indiana é uma grande conquista ser incorporada ao Twitter e poder continuar defendendo o ideal da empresa. ;É uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi feito desde o nosso início em 2010. A empresa foi fundada no conhecimento de que os consumidores e as marcas em mercados emergentes se comportam de forma diferente e tem necessidades diferentes;, afirma a ZipDial.
As duas empresas não divulgaram os valores da negociação. De acordo com o site Techcrunch, o valor pago pelo Twitter deve variar entre US$ 30 milhões e US$ 50 Milhões (R$ 77 milhões a R$ 129 milhões).
Com informações de Geison Guedes