[SAIBAMAIS]O começo de ano é conhecido na área da tecnologia por uma das maiores feiras do setor: a Consumer Eletronics Show (CES). Realizada em Las Vegas, a CES costuma ser palco para a apresentação de novidades importantes para o mercado de eletrônicos. Mas não são apenas smartphones, computadores e videogames os centros da atenção. Em 2015, uma das tendências é a chamada internet das coisas, que tornaria diversos objetos conectados à rede. Entre eles, os carros. Para que isso seja possível, várias tecnologias têm sido desenvolvidas para automóveis, tornando a direção mais confortável e segura.
Uma é a linha de superchips móveis X1, da Nvidia. Tais dispositivos seriam capazes de melhorar consideravelmente a qualidade de gráficos, aplicativos de inteligência artificial e programas de computação visual. Segundo a fabricante, o principal objetivo do lançamento é incrementar os sistemas da própria empresa voltados para veículos, o Drive PX e o Drive CX.
O Drive PX é uma plataforma computadorizada de piloto automático capaz de processar até 12 câmeras a bordo, proporcionando visão 360 graus dos arredores do carro, além de recurso de estacionamento automático. Já a Drive CX é uma sistema projetado para potencializar os gráficos em telas de computador em carros, sejam as de informação, sejam as de entretenimento. Um dos parceiros da Nvidia é a Audi, que deve utilizar em breve o item em seus veículos.
A Volkswagen também aproveitou a CES para anunciar novidades que estarão em seus automóveis em 2015. A principal foi a adoção dos sistemas Android Auto, da Google; CarPlay, da Apple; e MirrorLink, usada pela Sony. Com isso, as centrais multimídia estarão em melhor sintonia com outros dispositivos, como smartphones e tablets, fazendo com que motoristas desfrutem de programas e apps sem desviar o olho da pista.
Para exemplificar o uso das plataformas, a Volks trouxe ao evento o Golf R Touch, totalmente equipado com as centrais multimídia inteligentes. As novidades devem equipar carros da marca ainda este ano na Europa e nos Estados Unidos. Infelizmente, não há previsões para a chegada no Brasil.
Sem motorista
Além dos lançamentos que logo chegarão ao consumidor, a CES também abre as portas para tecnologias mais futuristas, como foi o caso da Mercedes-Benz. A fabricante alemã usou o evento para apresentar o conceito F015 Luxury in Motion, totalmente autônomo e com os recursos tecnológicos que a empresa acredita estarem disponíveis em 15 anos.
Sem coluna central, o carro conta com duas portas em cada lado que se abrem de forma oposta.Por dentro, o amplo espaço interno criado por 3,61m de distância entre eixos é habitado por quatro poltronas giratórias individuais e até mesmo uma mesa de centro.
Em relação a inteligência, o protótipo é completamente conectado aos dispositivos do motorista, sendo possível controlar funções do carro de forma remota. Ou seja, antes de chegar ao veículo é possível ligar o ar-condicionado, selecionar um destino pelo GPS ou mesmo pedir para que ele venha sozinho te buscar.
E o conceito não prioriza apenas o conforto. O aspecto de sustentabilidade também é ponto chave do modelo. O motor híbrido utiliza sistema comandado pela célula-combustível F-Cell com o auxílio de um motor elétrico, capaz de rodar mais de 1.100km com uma única recarga.
A aposta em veículos autô-nomos foi reforçada pela Audi. Para provar a capacidade dos sistemas de navegação inteligentes, a fabricante colocou jornalistas em um modelo A7 Sportback que se dirigiu sozinho por 900km, de Stanford a Las Vegas, local da CES. E detalhe: a maioria do trajeto foi feita na velocidade máxima da pista, 110km/h.
Com informações de João Gabriel Amador