Em um trecho empoeirado do deserto de Nevada, um drone quadricóptero levanta uma pequena nuvem de poeira e decola.
Depois, ele segue seu operador em uma viagem por um campo plano, filmando o movimento do alto, a curta distância.
O drone AirDog foi projetado para capturar a intensidade dos esportes de aventura, difíceis de registrar, como o surfe, o esqui, o ciclismo de estrada e atividades similares. "Sentimos que poderíamos mudar a forma como o vídeo é capturado nos esportes de ação", contou Agris Kipurs, cofundador da marca AirDog, radicada na Califórnia e cujos produtos começarão a funcionar em modo beta ao longo deste ano.
Leia mais notícias em Tecnologia
O AirDog é um dos vários drones exibidos no Salão Internacional de Artigos Eletrônicos CES-2015 esta semana, em Las Vegas (Nevada, leste dos EUA). Tem como objetivo ser uma "experiência não assistida, isto é, que tudo o que se necessita é um dispositivo de rastreamento no pulso", explicou Kipurs durante demonstração no deserto, nos arredores de Las Vegas.
[VIDEO1]
Pela primeira vez, a grande feira de eletrônica de consumo dedica um espaço aos "sistemas não tripulados", em toda sua variedade de formas e tamanhos. Mais de uma dúzia de empresas, os dispositivos voadores para usos que vão de brinquedos de controle remoto a filmadoras profissionais para usos industriais e agrícolas.
O drone Hexo%2b, da companhia franco-americana Squadrone System, é outro em exibição que pode ser programado previamente para seguir e filmar uma pessoa ou objeto de qualquer ângulo concebível, através de um smartphone.
Em uma categoria similar, a mostra também contou com a presença do drone Nixie, uma câmera voadora que é lançada do pulso do usuário e que ganhou no ano passado uma concorrência tecnológica de artigos ;vestíveis;, patrocinada pela Intel.
"Pensamos que os drones têm a possibilidade de mudar nossas vidas de forma positiva", disse o chefe-executivo da Intel, Brian Krzanich, em um discurso na CES, onde demonstrou que os drones da Ascending Technologies e operados pela Intel superavam os obstáculos no cenário.